10 de março de 2020 em Infraestrutura

Assinatura da ordem de serviço ocorre nesta terça-feira (10/03), às 18h

maquete da obra
Maquete eletrônica da obra de urbanização

O prefeito Roberto Cláudio assina, nesta terça-feira (10/03), às 18h, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação de vias da comunidade do Serviluz, no Cais do Porto, na região do Grande Mucuripe (Regional II). A área abriga uma das mais belas paisagens da cidade e passará a contar com amplo calçadão em pedra Cariri e projeto de urbanização da orla, contemplando as Avenidas Leite Barbosa e Pontamar.

As intervenções correspondem a aproximadamente dois quilômetros de extensão e preveem serviços de drenagem, nova pavimentação e ciclofaixa, além da construção de um calçadão ao longo da beira-mar e que será equipado com mobiliário urbano de equipamentos esportivos e de lazer como skatepark, academia ao ar livre, playground, quadra poliesportiva e uma Areninha.

Para fomentar o comércio local e atender à demanda dos moradores, serão construídos 11 boxes comerciais para vendas em geral, além de banheiros públicos e a criação de 80 vagas de estacionamento ao longo da Avenida Pontamar.

Já a Avenida Leite Barbosa receberá pavimentação em piso intertravado e também um novo calçadão com pedra cariri, próximo ao quebra-mar. A via será compartilhada e terá a pista no mesmo nível que a calçada. A região receberá, ainda, a requalificação da mini praça existente na comunidade com a instalação de playgroud e mobiliários urbanos.

Com investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões, o projeto prevê, também, a contenção da faixa de areia já que a região tem muita movimentação devido à força dos ventos. A retenção da areia será feita com o plantio de vegetação nativa apropriada e a execução de cercas guias, feitas com palhas de coqueiro e barrotes de eucalipto que farão um melhor direcionamento dos ventos e evitarão que a areia invada a via. As obras possuem prazo total de 12 meses.

Nova Av. Pontamar

Inaugurada em janeiro de 2017, a nova Avenida Pontamar foi construída para permitir o tráfego pela orla marítima do Titanzinho. A via passou a contar com quatro faixas, sendo duas em cada sentido, além de ciclofaixa bidirecional, iluminação e novas calçadas.

Melhorias habitacionais

Para que aconteçam as melhorias previstas com as obras de urbanização, as famílias que ocupavam a faixa de areia, de forma irregular, foram cadastradas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e serão beneficiadas com moradias no Residencial Alto da Paz. Outras três famílias que tinham construção na faixa de areia também serão indenizadas.

A Prefeitura de Fortaleza também reprogramou o projeto previsto para o Serviluz no campo da política de habitaçãoo e está ampliando a poligonal de intervenção para atender 1.832 famílias com ações de regularização fundiária e outras 1.700 com melhorias habitacionais.

Além disso, iniciou, ainda no segundo semestre do ano passado, um trabalho social junto às famílias da área. Por isso, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, o Município está entregando a primeira etapa do Residencial Alto da Paz com 1.111 unidades habitacionais.

Ordem de Serviço para Urbanização e construção de Areninha no Serviluz
Data: 10/03 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: Av. Leite Barbosa, esquina com Av. Pontamar, no Cais do Porto (comunidade do Serviluz)