09 de July de 2020 em Gestão

Prefeito Roberto Cláudio destaca avanços da gestão em edição especial da live IN Connection

A conversa abordou “O Futuro de Fortaleza” a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois mandatos


print de tela com prefeito na parte superior sorrindo e pompeu vasconcelos na parte superior também sorrindo. ao lado, lista de comentários de pessoas que estavam assistindo
Para Roberto Cláudio, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a sociedade

Na noite desta quinta-feira (08/07), o prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista ao jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos durante edição especial da live IN Connection, transmitida pelo Instagram do Balada IN. Em resposta às questões levantadas na ocasião, o chefe do Executivo Municipal destacou avanços conquistados ao longo da gestão e apresentou projetos prioritários em execução.

Via videoconferência, o encontro prospectou “O Futuro de Fortaleza” a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois últimos mandatos. “Os investimentos realizados nestes oito anos incluem as mais diversas áreas da administração. Ainda temos alguns meses de gestão e queremos entregar uma cidade mais organizada e mais sólida do que aquela que recebemos, valorizando o que foi feito e passando a chave a uma gestão que desempenhe um trabalho sério e responsável”, introduziu.

Para o Gestor, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a sociedade. “O Programa Mais Ação vem executando investimentos em áreas prioritárias. Os recursos, oriundos de receitas próprias e de financiamentos internacionais, têm transformado realidades em diversos territórios da Capital. Este é o papel das obras: garantir dignidade e estimular a autoestima das pessoas, principalmente, em lugares vulneráveis. Além disso, há muita animação para fazer valer cada minuto dos seis últimos meses remanescentes. Queremos deixar irreversíveis algumas iniciativas”, disse.

Educação

Mitigar as desigualdades sociais, de acordo com Roberto Cláudio, tem sido uma das prioridades do seu governo. Para a finalidade, os investimentos em Educação têm adquirido maior relevância a partir da implantação gradual de novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e de novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações ao longo de gerações. Investir em capital humano, valorizar a primeira infância e estimular o aprendizado precoce, incluindo o Ensino Fundamental, são premissas para a construção de uma juventude dotada de instrumentos para vencer na vida”, considerou.

As diretrizes pedagógicas envolvem equipamentos de qualidade, seleção de gestores por mérito, premiação de resultados e ampliação do número de matrículas municipais. “Aumentamos em 120% o número de vagas de creche na Capital. Em 2013, Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, que garante comida, proteção social e mais horas de ensino e de aprendizagem. Até dezembro deste ano, 50% das matrículas do Município já serão ofertadas em tempo integral”, informou.

Os investimentos têm transformado, inclusive, os indicadores locais, garantindo a Fortaleza lugar de destaque entre as cidades brasileiras. “Melhoramos, em oito anos, indicadores de leitura e de matemática. Isso significa um aprendizado mais eficiente dos nossos alunos”, acrescentou.

prefeito de perfil falando de frente para aparelho celular encaixado em suporte
“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações", disse o Prefeito

Saúde

A ampliação da Atenção Primária à Saúde, considerada importante etapa da assistência à população, também foi destaque durante a live. “A cobertura municipal, no que diz respeito aos Postos de Saúde, passou de 30 para 60%”, contabilizou.

Além disso, os investimentos contemplam 450 novos leitos públicos municipais. “No tocante aos novos hospitais, podemos mencionar o IJF2 e o Hospital da Criança, que será entregue à população nas próximas semanas”, reforçou, destacando o relevante papel das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19.

Roberto Cláudio ressaltou, ainda, o papel das Policlínicas. Os equipamentos, direcionados a exames e a consultas especializadas, seguem em expansão no Município. “Já temos duas em funcionamento e, ao longo deste semestre, abriremos outras duas, nos bairros Passaré e Siqueira. Isso dotará a Cidade de novas infraestruturas, profissionais, insumos e equipamentos”, detalhou.

Enfrentamento à Covid-19

Os esforços da Prefeitura em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus também estiveram em pauta. “O último ano da gestão está, desde o mês de março, sendo marcado por uma tragédia humanitária sem precedentes. Isso nos demandou a reprogramação de prioridades, de orçamentos e de ações. Nós implantamos, em parceria com o Governo do Estado, um sistema paralelo de Saúde. Isso impactou a rotina administrativa da Cidade”, pontuou.

No tocante à capacidade administrativa, o Prefeito destacou a união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência", destacou.

Mobilidade Urbana

Reconhecidos internacionalmente, os investimentos em mobilidade urbana vêm transformando a realidade fortalezense por meio da implantação de faixas exclusivas de ônibus, de nova malha cicloviária, além da integração e da valorização do transporte público, do ciclista e do pedestre. “Fortaleza tem se tornado cidade-modelo em diversas dimensões. A implantação de novos espaços promove integração inteligente, convivência e qualidade de vida. Essa realidade é típica dos grandes centros urbanos”, afirmou Roberto Cláudio.

Infraestrutura

A Prefeitura de Fortaleza vem realizando o maior investimento em saneamento de sua história. Os recursos, equivalentes a R$ 400 milhões, incluem esgotamento sanitário, macro e microdrenagem e contemplam territórios vulneráveis.

Paralelamente, as obras da Desembargador Moreira, da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar e da Vicente de Castro, incluindo o Morro Santa Terezinha, foram destacadas pelo Prefeito. A iniciativa irá potencializar oportunidades econômicas, laborais e turísticas para a Capital.

“A Avenida Beira Mar deverá ser entregue até outubro deste ano e contará com bolsões de estacionamento, maior fluidez no trânsito, calçadão mais largo, quiosques padronizados, banheiros públicos no mesmo estilo arquitetônico, nova iluminação, postes customizados, via paisagística, atividades esportivas, estímulo ao lazer e à ocupação plural com diferentes propósitos”, explanou o Gestor.

Já a Barra do Ceará continuará a receber importantes intervenções. “A nova Beira-Rio Ceará fortalecerá as ações desenvolvidas naquela área. A urbanização da Vila do Mar ao Estaleiro também merece destaque. Recentemente, inauguramos o Novo Mercado dos Peixes”, citou.

Cultura

No âmbito da Cultura, Roberto Cláudio destacou as diversas iniciativas implantadas ao longo dos últimos anos, envolvendo a reestruturação de áreas tombadas e de patrimônios históricos. “Demos continuidade à política de editais, expandimos orçamentos, entregamos novos equipamentos, como o Centro Cultural Belchior, o Teatro São José, a Casa do Barão de Camocim. Além disso, abrimos o Instituto Iracema, palco de múltiplas linguagens culturais”, ressaltou o Prefeito, mencionando, ainda, as vigentes reformas do Passeio Público, da Praça José de Alencar, do Mercado dos Pinhões e do Parque da Criança.

Retomada das atividades econômicas

Questionado acerca da reabertura de bares noturnos e de feiras livres, Roberto Cláudio assegurou que, por meio da análise constante dos dados epidemiológicos, os próximos passos da retomada serão definidos.

“Estamos, junto ao Governo do Estado, construindo consensos com lealdade, pautados pelo espírito público. Fortaleza realizou isolamento precoce, respeitando as orientações científicas e sanitárias, além de protocolos negociados com representantes de diversos setores, discutindo números, dados e ações. Agora, temos apresentado o menor índice de óbitos e continuaremos respeitando a epidemiologia com integração, união política, transparência e respeito à ciência. Assim, os próximos passos serão dados com responsabilidade”, garantiu.

Prefeito Roberto Cláudio destaca avanços da gestão em edição especial da live IN Connection

A conversa abordou “O Futuro de Fortaleza” a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois mandatos

print de tela com prefeito na parte superior sorrindo e pompeu vasconcelos na parte superior também sorrindo. ao lado, lista de comentários de pessoas que estavam assistindo
Para Roberto Cláudio, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a sociedade

Na noite desta quinta-feira (08/07), o prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista ao jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos durante edição especial da live IN Connection, transmitida pelo Instagram do Balada IN. Em resposta às questões levantadas na ocasião, o chefe do Executivo Municipal destacou avanços conquistados ao longo da gestão e apresentou projetos prioritários em execução.

Via videoconferência, o encontro prospectou “O Futuro de Fortaleza” a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois últimos mandatos. “Os investimentos realizados nestes oito anos incluem as mais diversas áreas da administração. Ainda temos alguns meses de gestão e queremos entregar uma cidade mais organizada e mais sólida do que aquela que recebemos, valorizando o que foi feito e passando a chave a uma gestão que desempenhe um trabalho sério e responsável”, introduziu.

Para o Gestor, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a sociedade. “O Programa Mais Ação vem executando investimentos em áreas prioritárias. Os recursos, oriundos de receitas próprias e de financiamentos internacionais, têm transformado realidades em diversos territórios da Capital. Este é o papel das obras: garantir dignidade e estimular a autoestima das pessoas, principalmente, em lugares vulneráveis. Além disso, há muita animação para fazer valer cada minuto dos seis últimos meses remanescentes. Queremos deixar irreversíveis algumas iniciativas”, disse.

Educação

Mitigar as desigualdades sociais, de acordo com Roberto Cláudio, tem sido uma das prioridades do seu governo. Para a finalidade, os investimentos em Educação têm adquirido maior relevância a partir da implantação gradual de novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e de novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações ao longo de gerações. Investir em capital humano, valorizar a primeira infância e estimular o aprendizado precoce, incluindo o Ensino Fundamental, são premissas para a construção de uma juventude dotada de instrumentos para vencer na vida”, considerou.

As diretrizes pedagógicas envolvem equipamentos de qualidade, seleção de gestores por mérito, premiação de resultados e ampliação do número de matrículas municipais. “Aumentamos em 120% o número de vagas de creche na Capital. Em 2013, Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, que garante comida, proteção social e mais horas de ensino e de aprendizagem. Até dezembro deste ano, 50% das matrículas do Município já serão ofertadas em tempo integral”, informou.

Os investimentos têm transformado, inclusive, os indicadores locais, garantindo a Fortaleza lugar de destaque entre as cidades brasileiras. “Melhoramos, em oito anos, indicadores de leitura e de matemática. Isso significa um aprendizado mais eficiente dos nossos alunos”, acrescentou.

prefeito de perfil falando de frente para aparelho celular encaixado em suporte
“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações", disse o Prefeito

Saúde

A ampliação da Atenção Primária à Saúde, considerada importante etapa da assistência à população, também foi destaque durante a live. “A cobertura municipal, no que diz respeito aos Postos de Saúde, passou de 30 para 60%”, contabilizou.

Além disso, os investimentos contemplam 450 novos leitos públicos municipais. “No tocante aos novos hospitais, podemos mencionar o IJF2 e o Hospital da Criança, que será entregue à população nas próximas semanas”, reforçou, destacando o relevante papel das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, sobretudo, durante a pandemia da Covid-19.

Roberto Cláudio ressaltou, ainda, o papel das Policlínicas. Os equipamentos, direcionados a exames e a consultas especializadas, seguem em expansão no Município. “Já temos duas em funcionamento e, ao longo deste semestre, abriremos outras duas, nos bairros Passaré e Siqueira. Isso dotará a Cidade de novas infraestruturas, profissionais, insumos e equipamentos”, detalhou.

Enfrentamento à Covid-19

Os esforços da Prefeitura em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus também estiveram em pauta. “O último ano da gestão está, desde o mês de março, sendo marcado por uma tragédia humanitária sem precedentes. Isso nos demandou a reprogramação de prioridades, de orçamentos e de ações. Nós implantamos, em parceria com o Governo do Estado, um sistema paralelo de Saúde. Isso impactou a rotina administrativa da Cidade”, pontuou.

No tocante à capacidade administrativa, o Prefeito destacou a união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência", destacou.

Mobilidade Urbana

Reconhecidos internacionalmente, os investimentos em mobilidade urbana vêm transformando a realidade fortalezense por meio da implantação de faixas exclusivas de ônibus, de nova malha cicloviária, além da integração e da valorização do transporte público, do ciclista e do pedestre. “Fortaleza tem se tornado cidade-modelo em diversas dimensões. A implantação de novos espaços promove integração inteligente, convivência e qualidade de vida. Essa realidade é típica dos grandes centros urbanos”, afirmou Roberto Cláudio.

Infraestrutura

A Prefeitura de Fortaleza vem realizando o maior investimento em saneamento de sua história. Os recursos, equivalentes a R$ 400 milhões, incluem esgotamento sanitário, macro e microdrenagem e contemplam territórios vulneráveis.

Paralelamente, as obras da Desembargador Moreira, da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar e da Vicente de Castro, incluindo o Morro Santa Terezinha, foram destacadas pelo Prefeito. A iniciativa irá potencializar oportunidades econômicas, laborais e turísticas para a Capital.

“A Avenida Beira Mar deverá ser entregue até outubro deste ano e contará com bolsões de estacionamento, maior fluidez no trânsito, calçadão mais largo, quiosques padronizados, banheiros públicos no mesmo estilo arquitetônico, nova iluminação, postes customizados, via paisagística, atividades esportivas, estímulo ao lazer e à ocupação plural com diferentes propósitos”, explanou o Gestor.

Já a Barra do Ceará continuará a receber importantes intervenções. “A nova Beira-Rio Ceará fortalecerá as ações desenvolvidas naquela área. A urbanização da Vila do Mar ao Estaleiro também merece destaque. Recentemente, inauguramos o Novo Mercado dos Peixes”, citou.

Cultura

No âmbito da Cultura, Roberto Cláudio destacou as diversas iniciativas implantadas ao longo dos últimos anos, envolvendo a reestruturação de áreas tombadas e de patrimônios históricos. “Demos continuidade à política de editais, expandimos orçamentos, entregamos novos equipamentos, como o Centro Cultural Belchior, o Teatro São José, a Casa do Barão de Camocim. Além disso, abrimos o Instituto Iracema, palco de múltiplas linguagens culturais”, ressaltou o Prefeito, mencionando, ainda, as vigentes reformas do Passeio Público, da Praça José de Alencar, do Mercado dos Pinhões e do Parque da Criança.

Retomada das atividades econômicas

Questionado acerca da reabertura de bares noturnos e de feiras livres, Roberto Cláudio assegurou que, por meio da análise constante dos dados epidemiológicos, os próximos passos da retomada serão definidos.

“Estamos, junto ao Governo do Estado, construindo consensos com lealdade, pautados pelo espírito público. Fortaleza realizou isolamento precoce, respeitando as orientações científicas e sanitárias, além de protocolos negociados com representantes de diversos setores, discutindo números, dados e ações. Agora, temos apresentado o menor índice de óbitos e continuaremos respeitando a epidemiologia com integração, união política, transparência e respeito à ciência. Assim, os próximos passos serão dados com responsabilidade”, garantiu.