21 de julho de 2020 em Infraestrutura

Local recebe mobiliários urbanos e intervenção está em fase de finalização

prefeito roberto cláudio

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã desta terça-feira (21/07), as obras do Polo Gastronômico da Varjota. A urbanização das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges percorre 1,5 quilômetro e está em fase de acabamentos, com entrega prevista para a primeira quinzena de agosto deste ano. Atualmente, as equipes trabalham na finalização do paisagismo, sinalização e instalação de mobiliários urbanos.

As intervenções foram iniciadas em abril de 2019. O local teve as principais vias urbanizadas com piso intertravado, ciclofaixa, acessibilidade com piso tátil e rampas, além de passagens elevadas e amplas calçadas que priorizam o pedestre e que são um convite para a caminhada. Na ocasião da visita, a obra recebia implantação de jardineiras e bancos ao longo da via, lixeiras, sinalização, e nova iluminação.

“Vamos tornar o bairro da cidade que tem vocação para o lazer muito mais adaptado e preparado para essas atividades econômicas. A qualidade da obra implantada aqui é comparável a polos gastronômicos internacionais, e isso vai representar uma mudança na infraestrutura e gerar qualidade de vida para quem mora na Varjota, bem como geração de emprego e renda”, destacou Roberto Cláudio.

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, a ideia da obra vai além da urbanização. “A ideia foi trazer para essa região, que já tinha essa vocação para o comércio e para a gastronomia, um novo conceito de viver a cidade, no qual o pedestre é o ator principal, pois as faixas elevadas trazem uma velocidade menor para os carros, permitindo que as pessoas aproveitem a extensão da via para ocupar a cidade de uma nova forma”, ressaltou.

A região passou a contar ainda com uma nova galeria de drenagem nas ruas Castro Monte e Tavares Coutinho, que vai auxiliar no escoamento da água da chuva de toda o quadrilátero da Varjota. As ruas Ana Bilhar e Frederico Borges receberam a instalação de parklets com jardineiras e paraciclos.

Com investimento de R$ 13 milhões, o novo polo beneficiará mais de 110 estabelecimentos existentes na região, fortalecendo o turismo gastronômico deste que é considerado o point mais boêmio da cidade.

Para Glauco Martins, gerente de um restaurante no local, a finalização da obra significa uma melhoria para todos os negócios da região da Varjota. “Isso é muito importante para todos nós desse ramos de restaurantes e bares, e a obra vai favorecer todo mundo, principalmente os clientes. Aqui já somos conhecidos pelo turismo, e só temos a ganhar nesse ponto”, declarou.

Local recebe mobiliários urbanos e intervenção está em fase de finalização

prefeito roberto cláudio