
Desenvolvido pela Citinova, o Sizer foi criado para substituir o modelo anterior, baseado em planilhas e processos manuais, centralizando e organizando todas as informações necessárias para acompanhamento em tempo real. Com a nova ferramenta, gestores, fiscais, supervisores e operadores passam a trabalhar com perfis específicos de acesso, garantindo precisão, agilidade e decisões orientadas por dados.
Segundo o presidente da Citinova, George Lima, o sistema inaugura um novo patamar para a zeladoria de Fortaleza. “Hoje fazemos a entrega oficial do Sizer, que vem trazer um avanço significativo na forma como Fortaleza administra e cuida dos espaços públicos. O sistema nasce para substituir o processo, acompanhar e monitorar todas as ocorrências de zeladoria com transparência e agilidade”, afirma.
A plataforma contempla ocorrências essenciais como coleta de volumosos, varrição, capina, limpeza de canais e bocas de lobo, além de serviços especiais. Entre os principais benefícios estão a redução de retrabalho, melhor alocação de recursos, acompanhamento mais rápido e aumento da qualidade dos serviços prestados.
A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, destacou a importância da participação social e da devolutiva ao cidadão como pilares centrais do Sizer. “O sistema começa com o registro de ocorrência, que pode ser feito de diferentes modalidades, mas a modalidade mais importante é a participação da sociedade. Eficiência, transparência, participação social e devolutiva. Quando a ocorrência é registrada por um cidadão, temos a obrigação de dar retorno. Sabemos que ainda somos muito falhos nisso, e com um sistema como esse conseguimos ter protocolos que garantem a resposta”, argumentou.
A implementação do Sizer ocorrerá de forma gradual. Na primeira fase, as equipes das Secretarias Regionais serão capacitadas e o sistema será utilizado inicialmente em parceria com a Cegor. Após esse período, a plataforma será expandida para todas as Regionais, ampliando o alcance da transformação digital na zeladoria municipal.
O coordenador da Cegor, Osmar Baquit, ressaltou que a ferramenta atende a uma orientação direta da gestão municipal. “Isso é uma cobrança do prefeito Evandro Leitão para que a gente dê satisfação ao povo de Fortaleza nas demandas existentes, principalmente na área da zeladoria, lixo e coleta. Vamos aproximar as secretarias, por meio da Cegor e das Regionais, da população", concluiu.
