13 de April de 2023 em Gestão

Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento, anuncia pacote de ações em celebração aos 297 anos da Cidade

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13/04), nas redes sociais, pelo vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento, Élcio Batista


elcio batista
“A agenda que divulgamos hoje contabiliza 17 ações que nós, enquanto Instituto de Planejamento, iremos entregar à Cidade até o mês de julho”, anuncia o vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista (Foto: Jamia Figueirêdo)

Projetos e plataformas desenvolvidos a partir da inteligência de dados, da integração de políticas e do planejamento sobre a cidade de Fortaleza nos seus mais diversos aspectos fazem parte da agenda do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) para os próximos meses. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, nesta quinta-feira (13/04) em celebração aos 297 anos da cidade.

“O Instituto de Planejamento trabalha com foco especial na redução das desigualdades socioeconômicas e territoriais; e no desenvolvimento urbano sustentável, gerando oportunidades, mitigando às mudanças climáticas e atendo-se ao potencial tecnológico atual, isso alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana das Organizações Unidas”, pontua Élcio Batista, que explica: “a agenda que divulgamos hoje contabiliza 17 ações que nós, enquanto Instituto de Planejamento, iremos entregar à Cidade até o mês de julho”

Inteligência de dados

A partir dos trabalhos desenvolvidos no Instituto com inteligência de dados, cinco produtos serão entregues: a publicação “Frente & Verso”, as plataformas Atlas da Economia, Observatório em Dados, Big Data Fortaleza e  o Relatório Voluntário Local.

A publicação "Frente & Verso” consiste na divulgação de breves relatórios da série histórica dos principais indicadores relacionados a políticas públicas, como gravidez na adolescência, notas do Ideb, déficit habitacional, entre outras. A publicação terá periodicidade semanal.

A plataforma Atlas da Economia pretende apresentar um panorama geral sobre a situação socioeconômica de Fortaleza, fazendo uma ponderação temporal através da análise de variáveis que tratam do mercado de trabalho, renda, desigualdade de renda, comércio exterior e turismo.

Outro produto que será entregue no período é o Observatório em Dados, um protótipo de plataforma analítica integrada para a visualização e análise de dados de diversas áreas sobre o município de Fortaleza.

Já o Big Data Fortaleza é uma parceria entre o Iplanfor e o programa Cientista Chefe da Universidade Federal do Ceará (UFC) e consiste em um painel de monitoramento de política pública baseado em evidências. Mais precisamente em um acompanhamento personalizado de dados e que, neste primeiro momento, munirá os agentes públicos com informações sobre saúde e educação em tempo real.

Ainda no segmento de dados, Fortaleza entregará até julho o seu Relatório Voluntário Local. Desenvolvido pelo Iplanfor, tem como objetivo mapear e analisar o desenvolvimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 objetivos compostos por 169 metas a serem alcançadas pelos países membros das Nações Unidas até 2030. Dessa forma, a Prefeitura de Fortaleza reforça o compromisso da gestão com a implementação da Agenda 2030 da ONU.

grupo de pessoas posa para a foto
Iplanfor trabalha para assegurar plenamente sua missão de promover o planejamento da Cidade (Foto: Beatriz Bley)

Integração de políticas

Com a finalidade de promover uma gestão mais integrada, o Instituto lançará mais sete ações, são elas: laboratório de inovação DesiguaLab, plataforma e cartilha sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), cadernos sobre os Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs), nova versão da plataforma Fortaleza em Mapas, plataforma Nômades Digitais - em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) - e 2ª Assembleia Cidadã de Fortaleza: enfrentando desigualdades - ação apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor e do Instituto Cultural Iracema, e pela ONU, é uma realização do Delibera e da Rede de Conhecimento Social.

O laboratório de inovação DesiguaLab nasce com o intuito de estimular a inovação na gestão pública a partir de novas tecnologias, dados, experimentações de boas práticas e metodologias disruptivas com foco específico na redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais.

Com informações sobre as Zonas Especiais de Fortaleza, a plataforma que carrega o mesmo nome compreende áreas do território que exigem tratamento especial na definição de parâmetros reguladores de usos e ocupação do solo, sobrepondo-se ao zoneamento. O site apresenta os dados mais atualizados sobre essas Zonas. Seguindo na temática das Zeis, também será publicizada uma cartilha educativa que apresenta a temática das ZEIS e dos Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs) à sociedade.

Além disso, os PIRFs das ZEIS Dionisio Torres, Lagamar, Serviluz, Mucuripe, Poço da Draga, Moura Brasil, Pirambu, Bom Jardim, Praia do Futuro e Pici serão publicados em novos cadernos, adaptados à linguagem simples. As publicações reúnem diagnóstico e propostas resultantes dos processos participativos de planejamento que indicam ações integradas e prioritárias a estes territórios. Os PIRFs foram aprovados e entregues aos conselhos gestores das ZEIS em 2019. Agora, os cadernos, serão organizados em cinco eixos fundamentais: Urbanístico, Geração de Trabalho e Renda, Normatização Especial, Regularização Fundiária e Participação Social.

A plataforma e selo Nômades Digitais, uma parceria com a Setfor, tem como objetivo promover a Cidade e acolher os profissionais com estilo de vida nômade digital, garantindo a melhor experiência possível em estar, trabalhar e aproveitar Fortaleza.

Uma nova versão da plataforma Fortaleza em Mapas também será disponibilizada com o objetivo de disponibilizar dados mais personalizados, além de outros recursos. Com as informações disponibilizadas na plataforma é possível realizar estudos rápidos e dinâmicos sobre qualquer área da cidade.

Já a 2ª Assembleia Cidadã de Fortaleza: Enfrentando desigualdades”, uma ação apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor e Instituto Cultural Iracema, e pela ONU, é uma realização do “Delibera” e da “Rede de Conhecimento Social” que busca garantir processos participativos, representativos e informados através da inovação democrática deliberativa. A ação busca envolver cidadãos comuns nas tomadas de decisão da gestão, criando e registrando um conjunto de argumentos, consensos e recomendações, que são entregues a tomadores de decisão para ajudar a construir políticas públicas mais significativas e sustentáveis.

Planejamento

No segmento de planejamento da Cidade de Fortaleza, o Iplanfor anuncia duas pautas: a entrega da premiação no valor de R$ 30 mil para os finalistas do Prêmio Urbis e uma nova metodologia de trabalho, o microurbanismo experimental.

Nas próximas semanas, o Iplanfor fará a premiação dos nove finalistas do Prêmio Urbis, que tem como objetivo oportunizar o debate e reflexões sobre o desenvolvimento sustentável de Fortaleza.

Serão premiados trabalhos de graduação de arquitetos e urbanistas com temática sobre projetos arquitetônicos, urbanísticos e de habitação de interesse social e que propõem intervenções para a cidade de Fortaleza.

O Prêmio Urbis busca dar visibilidade às boas propostas que, de alguma forma, apontem caminhos ou soluções para os vários problemas vivenciados na cidade. Objetiva, também, aproximar gestão pública, academia e sociedade na discussão sobre “a cidade que queremos”, apontando caminhos que possam ser seguidos pelas mais diversas iniciativas – públicas ou privadas – bem como promovendo o envolvimento por parte dos estudantes com o que vem sendo planejado pela Administração Pública Municipal.

Utilizando a Cidade como laboratório, o Iplanfor inova em sua metodologia de trabalho e adota um novo conceito no planejamento urbano de Fortaleza, é o microurbanismo experimental, que utiliza dados e evidências com foco em pessoas e na natureza, para promover a transformação urbana, por uma Cidade mais justa, integrada, inclusiva e sustentável.

E mais

Ainda no sentido de presentear a cidade de Fortaleza com um Instituto de Planejamento cada vez mais fortalecido, que possa assegurar plenamente sua missão de promover o planejamento da Cidade e disponibilizar dados, estudos e pesquisas para a geração de conhecimento público, o Iplanfor anuncia mais duas iniciativas importantes, que já estão finalizadas e serão remetidas pelo prefeito José Sarto à Câmara Municipal, para avaliação dos vereadores. A primeira é a atualização da estrutura organizacional do Instituto, com unidades administrativas que refletem os novos tempos, preparadas para os desafios próprios de uma metrópole como Fortaleza e, assim, garantir maior efetividade nos serviços já realizados pelo Instituto. Também está prevista a criação da nova carreira para servidores efetivos do Instituto, permitindo qualificar ainda mais o quadro de pessoal e valorizando o trabalho daquele que faz o dia a dia do Iplanfor.

Até o mês de julho, o Instituto também divulgará a sua plataforma digital, que agregará todos os serviços já realizados pelo Instituto e os novos divulgados nesta terça-feira (13/04). Serviços de utilidade pública que oferecem informações sobre a Cidade e o seu planejamento.

Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento, anuncia pacote de ações em celebração aos 297 anos da Cidade

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13/04), nas redes sociais, pelo vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento, Élcio Batista

elcio batista
“A agenda que divulgamos hoje contabiliza 17 ações que nós, enquanto Instituto de Planejamento, iremos entregar à Cidade até o mês de julho”, anuncia o vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista (Foto: Jamia Figueirêdo)

Projetos e plataformas desenvolvidos a partir da inteligência de dados, da integração de políticas e do planejamento sobre a cidade de Fortaleza nos seus mais diversos aspectos fazem parte da agenda do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) para os próximos meses. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, nesta quinta-feira (13/04) em celebração aos 297 anos da cidade.

“O Instituto de Planejamento trabalha com foco especial na redução das desigualdades socioeconômicas e territoriais; e no desenvolvimento urbano sustentável, gerando oportunidades, mitigando às mudanças climáticas e atendo-se ao potencial tecnológico atual, isso alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana das Organizações Unidas”, pontua Élcio Batista, que explica: “a agenda que divulgamos hoje contabiliza 17 ações que nós, enquanto Instituto de Planejamento, iremos entregar à Cidade até o mês de julho”

Inteligência de dados

A partir dos trabalhos desenvolvidos no Instituto com inteligência de dados, cinco produtos serão entregues: a publicação “Frente & Verso”, as plataformas Atlas da Economia, Observatório em Dados, Big Data Fortaleza e  o Relatório Voluntário Local.

A publicação "Frente & Verso” consiste na divulgação de breves relatórios da série histórica dos principais indicadores relacionados a políticas públicas, como gravidez na adolescência, notas do Ideb, déficit habitacional, entre outras. A publicação terá periodicidade semanal.

A plataforma Atlas da Economia pretende apresentar um panorama geral sobre a situação socioeconômica de Fortaleza, fazendo uma ponderação temporal através da análise de variáveis que tratam do mercado de trabalho, renda, desigualdade de renda, comércio exterior e turismo.

Outro produto que será entregue no período é o Observatório em Dados, um protótipo de plataforma analítica integrada para a visualização e análise de dados de diversas áreas sobre o município de Fortaleza.

Já o Big Data Fortaleza é uma parceria entre o Iplanfor e o programa Cientista Chefe da Universidade Federal do Ceará (UFC) e consiste em um painel de monitoramento de política pública baseado em evidências. Mais precisamente em um acompanhamento personalizado de dados e que, neste primeiro momento, munirá os agentes públicos com informações sobre saúde e educação em tempo real.

Ainda no segmento de dados, Fortaleza entregará até julho o seu Relatório Voluntário Local. Desenvolvido pelo Iplanfor, tem como objetivo mapear e analisar o desenvolvimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 objetivos compostos por 169 metas a serem alcançadas pelos países membros das Nações Unidas até 2030. Dessa forma, a Prefeitura de Fortaleza reforça o compromisso da gestão com a implementação da Agenda 2030 da ONU.

grupo de pessoas posa para a foto
Iplanfor trabalha para assegurar plenamente sua missão de promover o planejamento da Cidade (Foto: Beatriz Bley)

Integração de políticas

Com a finalidade de promover uma gestão mais integrada, o Instituto lançará mais sete ações, são elas: laboratório de inovação DesiguaLab, plataforma e cartilha sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), cadernos sobre os Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs), nova versão da plataforma Fortaleza em Mapas, plataforma Nômades Digitais - em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) - e 2ª Assembleia Cidadã de Fortaleza: enfrentando desigualdades - ação apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor e do Instituto Cultural Iracema, e pela ONU, é uma realização do Delibera e da Rede de Conhecimento Social.

O laboratório de inovação DesiguaLab nasce com o intuito de estimular a inovação na gestão pública a partir de novas tecnologias, dados, experimentações de boas práticas e metodologias disruptivas com foco específico na redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais.

Com informações sobre as Zonas Especiais de Fortaleza, a plataforma que carrega o mesmo nome compreende áreas do território que exigem tratamento especial na definição de parâmetros reguladores de usos e ocupação do solo, sobrepondo-se ao zoneamento. O site apresenta os dados mais atualizados sobre essas Zonas. Seguindo na temática das Zeis, também será publicizada uma cartilha educativa que apresenta a temática das ZEIS e dos Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs) à sociedade.

Além disso, os PIRFs das ZEIS Dionisio Torres, Lagamar, Serviluz, Mucuripe, Poço da Draga, Moura Brasil, Pirambu, Bom Jardim, Praia do Futuro e Pici serão publicados em novos cadernos, adaptados à linguagem simples. As publicações reúnem diagnóstico e propostas resultantes dos processos participativos de planejamento que indicam ações integradas e prioritárias a estes territórios. Os PIRFs foram aprovados e entregues aos conselhos gestores das ZEIS em 2019. Agora, os cadernos, serão organizados em cinco eixos fundamentais: Urbanístico, Geração de Trabalho e Renda, Normatização Especial, Regularização Fundiária e Participação Social.

A plataforma e selo Nômades Digitais, uma parceria com a Setfor, tem como objetivo promover a Cidade e acolher os profissionais com estilo de vida nômade digital, garantindo a melhor experiência possível em estar, trabalhar e aproveitar Fortaleza.

Uma nova versão da plataforma Fortaleza em Mapas também será disponibilizada com o objetivo de disponibilizar dados mais personalizados, além de outros recursos. Com as informações disponibilizadas na plataforma é possível realizar estudos rápidos e dinâmicos sobre qualquer área da cidade.

Já a 2ª Assembleia Cidadã de Fortaleza: Enfrentando desigualdades”, uma ação apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor e Instituto Cultural Iracema, e pela ONU, é uma realização do “Delibera” e da “Rede de Conhecimento Social” que busca garantir processos participativos, representativos e informados através da inovação democrática deliberativa. A ação busca envolver cidadãos comuns nas tomadas de decisão da gestão, criando e registrando um conjunto de argumentos, consensos e recomendações, que são entregues a tomadores de decisão para ajudar a construir políticas públicas mais significativas e sustentáveis.

Planejamento

No segmento de planejamento da Cidade de Fortaleza, o Iplanfor anuncia duas pautas: a entrega da premiação no valor de R$ 30 mil para os finalistas do Prêmio Urbis e uma nova metodologia de trabalho, o microurbanismo experimental.

Nas próximas semanas, o Iplanfor fará a premiação dos nove finalistas do Prêmio Urbis, que tem como objetivo oportunizar o debate e reflexões sobre o desenvolvimento sustentável de Fortaleza.

Serão premiados trabalhos de graduação de arquitetos e urbanistas com temática sobre projetos arquitetônicos, urbanísticos e de habitação de interesse social e que propõem intervenções para a cidade de Fortaleza.

O Prêmio Urbis busca dar visibilidade às boas propostas que, de alguma forma, apontem caminhos ou soluções para os vários problemas vivenciados na cidade. Objetiva, também, aproximar gestão pública, academia e sociedade na discussão sobre “a cidade que queremos”, apontando caminhos que possam ser seguidos pelas mais diversas iniciativas – públicas ou privadas – bem como promovendo o envolvimento por parte dos estudantes com o que vem sendo planejado pela Administração Pública Municipal.

Utilizando a Cidade como laboratório, o Iplanfor inova em sua metodologia de trabalho e adota um novo conceito no planejamento urbano de Fortaleza, é o microurbanismo experimental, que utiliza dados e evidências com foco em pessoas e na natureza, para promover a transformação urbana, por uma Cidade mais justa, integrada, inclusiva e sustentável.

E mais

Ainda no sentido de presentear a cidade de Fortaleza com um Instituto de Planejamento cada vez mais fortalecido, que possa assegurar plenamente sua missão de promover o planejamento da Cidade e disponibilizar dados, estudos e pesquisas para a geração de conhecimento público, o Iplanfor anuncia mais duas iniciativas importantes, que já estão finalizadas e serão remetidas pelo prefeito José Sarto à Câmara Municipal, para avaliação dos vereadores. A primeira é a atualização da estrutura organizacional do Instituto, com unidades administrativas que refletem os novos tempos, preparadas para os desafios próprios de uma metrópole como Fortaleza e, assim, garantir maior efetividade nos serviços já realizados pelo Instituto. Também está prevista a criação da nova carreira para servidores efetivos do Instituto, permitindo qualificar ainda mais o quadro de pessoal e valorizando o trabalho daquele que faz o dia a dia do Iplanfor.

Até o mês de julho, o Instituto também divulgará a sua plataforma digital, que agregará todos os serviços já realizados pelo Instituto e os novos divulgados nesta terça-feira (13/04). Serviços de utilidade pública que oferecem informações sobre a Cidade e o seu planejamento.