10 de January de 2018 em Cultura

Prefeitura divulga programação oficial do Pré-Carnaval de Fortaleza 2018

Este ano, fortalezenses e turistas contarão com 10 polos para festejar nas ruas da Cidade


secretários municipais dando entrevista coletiva
Programação e plano operacional do Pré-Carnaval 2018 foram apresentados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10/01), no Paço Municipal

A Prefeitura de Fortaleza divulgou a programação oficial do Pré-Carnaval 2018, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (10/01), no Paço Municipal. Com o tema “Iracema Meu Amor”, a festa terá abertura oficial nesta sexta-feira (12/01), no Mercado dos Pinhões e na Praça do Ferreira, e seguirá até o dia 4 de fevereiro, com uma programação que reúne artistas nos mais variados pontos da Cidade.

“O Pré-Carnaval vai estar espalhado por toda a cidade, todas as Regionais, em dez polos e nos blocos que foram contemplados pelo edital de apoio da Prefeitura. O nosso desejo é que este Ciclo seja o do respeito, da diversidade e tolerância, que possamos espalhar mais amor e gentileza no carnaval de Fortaleza”, afirmou Evaldo Lima, titular da Secretaria da Cultura do Município (Secultfor).

Neste ano, a festividade será ampliada, além dos já tradicionais polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e Polo de Lazer Sargento Hermínio, o Pré-Carnaval estará presente, também, em mais três polos: Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior), Benfica e Monsenhor Tabosa.

Confira a programação completa aqui

O primeiro bloco de Pré-Carnaval de Fortaleza, o Periquito da Madame, é o grande homenageado do Ciclo Carnavalesco 2018.

Para que as festividades ocorram com tranquilidade, a Polícia Militar atuará com um número expressivo no policiamento, possibilitando a segurança dos foliões, como explicou o representante da PM, Major Hayalla. “Nossa ação tem como objetivo coibir a criminalidade nos diversos polos do Pré-Carnaval e seus arredores com ação policial ostensiva, aumentando a sensação de segurança e tranquilidade da população, além de possibilitar a manutenção da segurança pública. Por final de semana, serão 294 policiais distribuídos entre 236 a pé, 52 motorizados, seis montados e 11 viaturas”, completou.

Para que o trânsito flua com tranquilidade, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará 120 agentes para orientações de trânsito, fiscalização e realização de bloqueios, informou Disraeli Brasil, gerente de operação e fiscalização do órgão. “A AMC vai atuar nos 10 polos, começando sexta-feira (12/01). Vale ressaltar que as principais operações ocorrem no polo da praia de Iracema e Mocinha, que envolve bloqueios viários, tudo para que os fortalezenses possam aproveitar bem o período”, disse.

Aqueles que desejarem se locomover pela Cidade por meio dos transportes públicos, contarão, também, com a frota ampliada em 15 ônibus, além dos outros 1.369 veículos de tipo que estarão disponíveis em todos os terminais da Cidade aos sábados, para melhor atender os fortalezenses.

Este ano, buscando diminuir custos e implementar melhorias no período Carnavalesco da cidade, a Prefeitura de Fortaleza conta com o patrocínio da cervejaria Skol (Ambev). “Estamos muito felizes com a parceria. É perceptível na fala de todos os envolvidos o cuidado com esse evento. Este é um momento muito importante de reunir as pessoas na rua, democraticamente, local de encontro de todas as tribos, sendo para a gente uma alegria imensa está junto com a cidade de Fortaleza, consolidando um dos maiores ciclos carnavalescos do Brasil”, declarou Thiago Espíndola, gerente regional de marketing da Ambev.

Além dos polos, 56 blocos são apoiados pela Prefeitura em diversos bairros de Fortaleza, por meio do Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2018, em um montante total de R$ 550 mil. Outro incentivo público para a realização da festa é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingos Olímpio, que vai contemplar Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, em um total de R$ 916 mil.

O Ciclo Carnavalesco 2018 contará, ainda, com o período do Carnaval que terá programação divulgada nos próximos dias e se estenderá até o dia 13 de fevereiro.

Reforço na frota de ônibus

Com a finalidade de facilitar o deslocamento dos foliões ao Pré-Carnaval, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota de transporte coletivo com mais quinze veículos a partir de 15h de cada sábado até o final da festa.

Distribuídos nos terminais de maior movimento, os ônibus atendem aos passageiros que devem priorizar o uso dos coletivos no deslocamento para a região da Praia de Iracema que é atendida por 23 linhas de ônibus. O evento será assistido ainda por mais cinco linhas, saindo dos terminais de integração. São elas: 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema, 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema, 935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema, 937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema e 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema. A Etufor reavaliará semanalmente a demanda, para caso seja necessário, redimensionar a frota.

Os usuários devem estar atentos, pois os ônibus que trafegam pela região da Praia de Iracema também terão itinerários desviados de acordo com os bloqueios da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), concentrando o embarque e desembarque na Av. Rui Barbosa, Av. Monsenhor Tabosa (a partir da Idelfonso Albano), Rua Pereira Filgueiras, Rua Tenente Benévolo.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente na Operação de Pré-Carnaval com atuação no controle urbano e meio ambiente. A fiscalização ocorrerá com 11 equipes atuando nos polos oficiais do ciclo carnavalesco e uma equipe atendendo denúncias de outros pontos de folia pela cidade. A população pode denunciar pelo telefone (85) 3487 8532.

Trânsito

Para garantir a segurança dos foliões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibiliza agentes para controlar a circulação no entorno dos principais eventos, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade. Será disponibilizado um efetivo de 120 agentes e orientadores de tráfego.

Palco principal do evento, a Praia de Iracema contará com dois percursos oficiais para os desfiles dos blocos. O primeiro percurso terá concentração no cruzamento da Av. Historiador Raimundo Girão com Rua Monsenhor Bruno, seguindo até a Rua Ildefonso Albano para acessar a Av. Beira-Mar. Nesse trecho será proibido estacionar nas vias a partir de 6 horas da manhã para liberar a área de concentração dos foliões e ambulantes previamente cadastrados.

A Av. Historiador Raimundo Girão ficará bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano. Já a Av. Beira-Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Os bloqueios acontecerão a partir de 14 horas. A opção de desvio para quem trafega no sentido Aldeota/Centro é utilizar a Rui Barbosa e seguir pela Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota, a opção é entrar à direita na Rua Ildefonso Albano e Av. Monsenhor Tabosa.

O segundo percurso terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Beira-Mar. Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito efetuarão o bloqueio dos cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

A novidade deste ano é o polo da Av. Monsenhor Tabosa. Nos dias de pré-carnaval, haverá um bloqueio no cruzamento das avenidas Monsenhor Tabosa com Dom Manuel, a partir de 15 horas. O desvio indicado é seguir pelas ruas Almirante Jaceguai, Almirante Barroso e Historiador Raimundo Girão, devendo o condutor dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e retornar para a Av. Monsenhor Tabosa.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos desfiles será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com passageiros portadores de necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.
Os demais polos terão apoio operacional da AMC. No entorno do Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre as vias Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira haverá um bloqueio, a partir de 16 horas, no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Borges. Em outros blocos espalhados pela cidade a operação acontecerá por meio de rotas volantes.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atuará no Pré-Carnaval de Fortaleza, no próximo final de semana (12 a 14/01), com 20 equipes. O trabalho será realizado com efetivos fixos, em bicicletas e em viaturas distribuídos em pontos estratégicos como Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Cultural Belchior, além de guarda-vidas no Aterrinho da Praia de Iracema. De acordo com o diretor-geral, inspetor Romulo Reis, a ideia é que esse planejamento siga nos demais dias de Pré-Carnaval.

Ações Educativas e Posto Médico Avançado

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove diversas ações educativas de combate ao HIV/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais da SMS estarão abordando os foliões, orientando-os para os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a prática do sexo seguro. A expectativa é que sejam distribuídas cerca de 50 mil camisinhas por atividade. Em 2017, foram distribuídos um milhão de preservativos durante todo o ciclo carnavalesco.

A primeira atividade acontece nesta sexta-feira (12/01), a partir das 18h, no Mercado dos Pinhões. No sábado (13/01), a programação continua na Praça do Ferreira, Largo da Mocinha, na concentração dos blocos e Aterrinho da Praia Iracema. A programação ocorre durante todo o mês de janeiro, nos dias 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27, além de 2 e 3 de fevereiro.

A SMS instalará, no Aterrinho da Praia de Iracema, um Posto Médico Avançado (PMA), coordenado pelo SAMU, com atendimento às urgências e emergências médicas, com equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, o atendimento na área contará com o apoio de uma unidade móvel de suporte básico e cobertura da Central de Regulação.

Proteção às crianças e adolescentes

Para promover o bem-estar social de crianças e adolescentes durante o início do período carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de forma articulada com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, envolvendo cerca de 50 profissionais por fim de semana.

As atividades de prevenção, ocorrerão de sexta a domingo nos locais de maior fluxo dos foliões com abordagem social e distribuição de material informativo. O objetivo é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Dique 100.

Prefeitura divulga programação oficial do Pré-Carnaval de Fortaleza 2018

Este ano, fortalezenses e turistas contarão com 10 polos para festejar nas ruas da Cidade

secretários municipais dando entrevista coletiva
Programação e plano operacional do Pré-Carnaval 2018 foram apresentados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10/01), no Paço Municipal

A Prefeitura de Fortaleza divulgou a programação oficial do Pré-Carnaval 2018, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (10/01), no Paço Municipal. Com o tema “Iracema Meu Amor”, a festa terá abertura oficial nesta sexta-feira (12/01), no Mercado dos Pinhões e na Praça do Ferreira, e seguirá até o dia 4 de fevereiro, com uma programação que reúne artistas nos mais variados pontos da Cidade.

“O Pré-Carnaval vai estar espalhado por toda a cidade, todas as Regionais, em dez polos e nos blocos que foram contemplados pelo edital de apoio da Prefeitura. O nosso desejo é que este Ciclo seja o do respeito, da diversidade e tolerância, que possamos espalhar mais amor e gentileza no carnaval de Fortaleza”, afirmou Evaldo Lima, titular da Secretaria da Cultura do Município (Secultfor).

Neste ano, a festividade será ampliada, além dos já tradicionais polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e Polo de Lazer Sargento Hermínio, o Pré-Carnaval estará presente, também, em mais três polos: Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior), Benfica e Monsenhor Tabosa.

Confira a programação completa aqui

O primeiro bloco de Pré-Carnaval de Fortaleza, o Periquito da Madame, é o grande homenageado do Ciclo Carnavalesco 2018.

Para que as festividades ocorram com tranquilidade, a Polícia Militar atuará com um número expressivo no policiamento, possibilitando a segurança dos foliões, como explicou o representante da PM, Major Hayalla. “Nossa ação tem como objetivo coibir a criminalidade nos diversos polos do Pré-Carnaval e seus arredores com ação policial ostensiva, aumentando a sensação de segurança e tranquilidade da população, além de possibilitar a manutenção da segurança pública. Por final de semana, serão 294 policiais distribuídos entre 236 a pé, 52 motorizados, seis montados e 11 viaturas”, completou.

Para que o trânsito flua com tranquilidade, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará 120 agentes para orientações de trânsito, fiscalização e realização de bloqueios, informou Disraeli Brasil, gerente de operação e fiscalização do órgão. “A AMC vai atuar nos 10 polos, começando sexta-feira (12/01). Vale ressaltar que as principais operações ocorrem no polo da praia de Iracema e Mocinha, que envolve bloqueios viários, tudo para que os fortalezenses possam aproveitar bem o período”, disse.

Aqueles que desejarem se locomover pela Cidade por meio dos transportes públicos, contarão, também, com a frota ampliada em 15 ônibus, além dos outros 1.369 veículos de tipo que estarão disponíveis em todos os terminais da Cidade aos sábados, para melhor atender os fortalezenses.

Este ano, buscando diminuir custos e implementar melhorias no período Carnavalesco da cidade, a Prefeitura de Fortaleza conta com o patrocínio da cervejaria Skol (Ambev). “Estamos muito felizes com a parceria. É perceptível na fala de todos os envolvidos o cuidado com esse evento. Este é um momento muito importante de reunir as pessoas na rua, democraticamente, local de encontro de todas as tribos, sendo para a gente uma alegria imensa está junto com a cidade de Fortaleza, consolidando um dos maiores ciclos carnavalescos do Brasil”, declarou Thiago Espíndola, gerente regional de marketing da Ambev.

Além dos polos, 56 blocos são apoiados pela Prefeitura em diversos bairros de Fortaleza, por meio do Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2018, em um montante total de R$ 550 mil. Outro incentivo público para a realização da festa é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingos Olímpio, que vai contemplar Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, em um total de R$ 916 mil.

O Ciclo Carnavalesco 2018 contará, ainda, com o período do Carnaval que terá programação divulgada nos próximos dias e se estenderá até o dia 13 de fevereiro.

Reforço na frota de ônibus

Com a finalidade de facilitar o deslocamento dos foliões ao Pré-Carnaval, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota de transporte coletivo com mais quinze veículos a partir de 15h de cada sábado até o final da festa.

Distribuídos nos terminais de maior movimento, os ônibus atendem aos passageiros que devem priorizar o uso dos coletivos no deslocamento para a região da Praia de Iracema que é atendida por 23 linhas de ônibus. O evento será assistido ainda por mais cinco linhas, saindo dos terminais de integração. São elas: 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema, 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema, 935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema, 937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema e 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema. A Etufor reavaliará semanalmente a demanda, para caso seja necessário, redimensionar a frota.

Os usuários devem estar atentos, pois os ônibus que trafegam pela região da Praia de Iracema também terão itinerários desviados de acordo com os bloqueios da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), concentrando o embarque e desembarque na Av. Rui Barbosa, Av. Monsenhor Tabosa (a partir da Idelfonso Albano), Rua Pereira Filgueiras, Rua Tenente Benévolo.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente na Operação de Pré-Carnaval com atuação no controle urbano e meio ambiente. A fiscalização ocorrerá com 11 equipes atuando nos polos oficiais do ciclo carnavalesco e uma equipe atendendo denúncias de outros pontos de folia pela cidade. A população pode denunciar pelo telefone (85) 3487 8532.

Trânsito

Para garantir a segurança dos foliões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibiliza agentes para controlar a circulação no entorno dos principais eventos, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade. Será disponibilizado um efetivo de 120 agentes e orientadores de tráfego.

Palco principal do evento, a Praia de Iracema contará com dois percursos oficiais para os desfiles dos blocos. O primeiro percurso terá concentração no cruzamento da Av. Historiador Raimundo Girão com Rua Monsenhor Bruno, seguindo até a Rua Ildefonso Albano para acessar a Av. Beira-Mar. Nesse trecho será proibido estacionar nas vias a partir de 6 horas da manhã para liberar a área de concentração dos foliões e ambulantes previamente cadastrados.

A Av. Historiador Raimundo Girão ficará bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano. Já a Av. Beira-Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Os bloqueios acontecerão a partir de 14 horas. A opção de desvio para quem trafega no sentido Aldeota/Centro é utilizar a Rui Barbosa e seguir pela Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota, a opção é entrar à direita na Rua Ildefonso Albano e Av. Monsenhor Tabosa.

O segundo percurso terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Beira-Mar. Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito efetuarão o bloqueio dos cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

A novidade deste ano é o polo da Av. Monsenhor Tabosa. Nos dias de pré-carnaval, haverá um bloqueio no cruzamento das avenidas Monsenhor Tabosa com Dom Manuel, a partir de 15 horas. O desvio indicado é seguir pelas ruas Almirante Jaceguai, Almirante Barroso e Historiador Raimundo Girão, devendo o condutor dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e retornar para a Av. Monsenhor Tabosa.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos desfiles será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com passageiros portadores de necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.
Os demais polos terão apoio operacional da AMC. No entorno do Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre as vias Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira haverá um bloqueio, a partir de 16 horas, no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Borges. Em outros blocos espalhados pela cidade a operação acontecerá por meio de rotas volantes.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atuará no Pré-Carnaval de Fortaleza, no próximo final de semana (12 a 14/01), com 20 equipes. O trabalho será realizado com efetivos fixos, em bicicletas e em viaturas distribuídos em pontos estratégicos como Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Cultural Belchior, além de guarda-vidas no Aterrinho da Praia de Iracema. De acordo com o diretor-geral, inspetor Romulo Reis, a ideia é que esse planejamento siga nos demais dias de Pré-Carnaval.

Ações Educativas e Posto Médico Avançado

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove diversas ações educativas de combate ao HIV/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais da SMS estarão abordando os foliões, orientando-os para os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a prática do sexo seguro. A expectativa é que sejam distribuídas cerca de 50 mil camisinhas por atividade. Em 2017, foram distribuídos um milhão de preservativos durante todo o ciclo carnavalesco.

A primeira atividade acontece nesta sexta-feira (12/01), a partir das 18h, no Mercado dos Pinhões. No sábado (13/01), a programação continua na Praça do Ferreira, Largo da Mocinha, na concentração dos blocos e Aterrinho da Praia Iracema. A programação ocorre durante todo o mês de janeiro, nos dias 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27, além de 2 e 3 de fevereiro.

A SMS instalará, no Aterrinho da Praia de Iracema, um Posto Médico Avançado (PMA), coordenado pelo SAMU, com atendimento às urgências e emergências médicas, com equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, o atendimento na área contará com o apoio de uma unidade móvel de suporte básico e cobertura da Central de Regulação.

Proteção às crianças e adolescentes

Para promover o bem-estar social de crianças e adolescentes durante o início do período carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de forma articulada com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, envolvendo cerca de 50 profissionais por fim de semana.

As atividades de prevenção, ocorrerão de sexta a domingo nos locais de maior fluxo dos foliões com abordagem social e distribuição de material informativo. O objetivo é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Dique 100.