Desde o dia 16 de julho, as reuniões do Fórum do Centro vêm sendo realizadas buscando a elaboração do Planejamento Estratégico Colaborativo para o Centro de Fortaleza. Nesta segunda reunião, foram apresentadas as ideias já elaboradas pelos grupos temáticos e definidas para que possam ser implantadas até o prazo de 12 meses, conforme definição apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio.
As ações estão sendo pensadas para serem consolidadas e divulgadas já no próximo mês de agosto e serem executadas até o mês de agosto do próximo ano.
O foco dos projetos contempla intervenções públicas que possam executadas de forma rápida, contemplando seis eixos de atuação: Habitação, Política de Apoio a pessoas em situação de rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do comércio informal e Segurança e Fiscalização.
De acordo com Roberto Cláudio, a meta é engajar toda a cidade com as questões do Centro nas áreas específicas. “Queremos lançar e construir um plano de confiança e engajamento da população com o Centro. Estabelecemos compromissos específicos, que podem ser iniciados e terminados no prazo de 12 meses, e que envolvam algumas intervenções de infraestrutura”, afirmou o Prefeito.
Mais de 350 mil pessoas transitam pelo Centro diariamente, sendo o local com uma das maiores arrecadações de impostos do Ceará. “A realização do Fórum do Centro é muito importante para a evolução não só para esta área central da cidade, mas também para toda Fortaleza. Certamente daqui sairá um grande projeto”, disse o prefeito.
O Fórum do Centro vai replicar a experiência vivenciada na Praia de Iracema, que faz parte do Planejamento Estratégico Colaborativo do bairro, através do Plano de Requalificação desenvolvido pelo Conselho da Praia de Iracema.
