14 de outubro de 2019 em Mobilidade

Rua Clarindo de Queiroz terá sentido de circulação invertido para viabilizar trinário no Centro

A via passará a concentrar o fluxo no sentido Centro/Aldeota


Após receber serviços de requalificação asfáltica, a Rua Clarindo de Queiroz terá o sentido de circulação invertido como parte das intervenções previstas para o primeiro trinário da Cidade, composto pela Av. Duque de Caxias e Rua Meton de Alencar. A sinalização começa a ser implantada nesta terça-feira (15/10) e contará com o suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para viabilizar os serviços.
 
A Rua Clarindo de Queiroz passará a operar no sentido Oeste-Leste (Centro/Aldeota), no trecho compreendido entre as ruas Antônio Augusto e Pe. Ibiapina. Para este mês, ainda está prevista a implantação de dois novos semáforos nos cruzamentos das ruas Bárbara de Alencar com Dona Leopoldina e Clarindo de Queiroz com Princesa Isabel. 
 
A sinalização será dividida por etapas. Nesta terça-feira (15/10), a Rua Bárbara de Alencar (continuação da Rua Clarindo de Queiroz) começa a ser sinalizada no trecho entre R. Antônio Augusto e Av. Dom Manoel. Já no dia 17/10 (quinta-feira), a AMC irá sinalizar a Rua Clarindo de Queiroz no trecho entre a Av. Dom Manuel e a Rua Barão do Rio Branco. A partir do dia 22/11, será sinalizada a última etapa da Rua Clarindo de Queiroz no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Padre Ibiapina.   
 
Os trabalhos seguem paralelamente nas demais vias. Na Rua Meton de Alencar, por exemplo, a sinalização já foi concluída e agora a via conta com nova faixa exclusiva de ônibus operando entre a Rua Princesa Isabel e a Av. Visconde do Rio Branco.
 
A Av. Duque de Caxias, por sua vez, passará a operar com sentido único de circulação Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e terá o fluxo reordenado com uma faixa exclusiva de ônibus. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente pela novidade, que otimizará a circulação em vias secundárias.
 
O projeto prioriza a circulação de ônibus e a reordenação do tráfego, além de faixas elevadas para pedestres, recuperação asfáltica, infraestrutura cicloviária, melhorias na iluminação e nos pontos de parada. 
 
Entenda o trinário
 
Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e de três faixas de tráfego misto no trecho entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina. Fazendo o contrafluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar escoarão o trânsito no sentido Oeste-Leste.
 
Faixas exclusivas para ônibus
 
Como fator preponderante do projeto do trinário, ao todo serão implantados, inicialmente, 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus. A Avenida Duque de Caxias será beneficiada com 2,2 km de deslocamento para o transporte público, no trecho entre a Rua Dona Leopoldina e a Avenida Padre Ibiapina. Já na Rua Meton de Alencar, também será implantado 1,6 km de faixa exclusiva entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Visconde do Rio Branco.
 
Infraestrutura cicloviária
 
Inicialmente, a região receberá cerca de, pelo menos, 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, serão implantados aproximadamente 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota-Centro) na Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.
 
Também serão implantados em torno de 850 metros de ciclofaixa bidirecional na Avenida Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a Avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
 
Ações para pedestres
 
Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, serão implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na Avenida Padre Ibiapina, semáforos na Avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos e esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
  
Novos semáforos
 
Em virtude da mudança de sentido da Rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na Avenida Duque de Caxias, será feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão instalados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
 
Reordenamento dos estacionamentos
 
Nas ruas que cruzam as principais vias do projeto, sendo elas a Avenida Duque de Caxias e as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar, a sinalização será renovada, com demarcação de estacionamento onde atualmente já é permitido. A partir disso, está em avaliação a possibilidade de implantar prolongamentos de calçadas nas esquinas como medida de segurança para o pedestre, reduzindo sua exposição e a distância da travessia.
 
Requalificação da iluminação e dos pontos de parada
 
Na região do trinário, também haverá melhoria da iluminação pública. Os pontos de parada de ônibus serão requalificados, seja por iluminação específica onde houver necessidade ou com a implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.
 
Recuperação asfáltica e de calçadas
 
O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberão o serviço de recuperação asfáltica.

Rua Clarindo de Queiroz terá sentido de circulação invertido para viabilizar trinário no Centro

A via passará a concentrar o fluxo no sentido Centro/Aldeota

Após receber serviços de requalificação asfáltica, a Rua Clarindo de Queiroz terá o sentido de circulação invertido como parte das intervenções previstas para o primeiro trinário da Cidade, composto pela Av. Duque de Caxias e Rua Meton de Alencar. A sinalização começa a ser implantada nesta terça-feira (15/10) e contará com o suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para viabilizar os serviços.
 
A Rua Clarindo de Queiroz passará a operar no sentido Oeste-Leste (Centro/Aldeota), no trecho compreendido entre as ruas Antônio Augusto e Pe. Ibiapina. Para este mês, ainda está prevista a implantação de dois novos semáforos nos cruzamentos das ruas Bárbara de Alencar com Dona Leopoldina e Clarindo de Queiroz com Princesa Isabel. 
 
A sinalização será dividida por etapas. Nesta terça-feira (15/10), a Rua Bárbara de Alencar (continuação da Rua Clarindo de Queiroz) começa a ser sinalizada no trecho entre R. Antônio Augusto e Av. Dom Manoel. Já no dia 17/10 (quinta-feira), a AMC irá sinalizar a Rua Clarindo de Queiroz no trecho entre a Av. Dom Manuel e a Rua Barão do Rio Branco. A partir do dia 22/11, será sinalizada a última etapa da Rua Clarindo de Queiroz no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Padre Ibiapina.   
 
Os trabalhos seguem paralelamente nas demais vias. Na Rua Meton de Alencar, por exemplo, a sinalização já foi concluída e agora a via conta com nova faixa exclusiva de ônibus operando entre a Rua Princesa Isabel e a Av. Visconde do Rio Branco.
 
A Av. Duque de Caxias, por sua vez, passará a operar com sentido único de circulação Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e terá o fluxo reordenado com uma faixa exclusiva de ônibus. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente pela novidade, que otimizará a circulação em vias secundárias.
 
O projeto prioriza a circulação de ônibus e a reordenação do tráfego, além de faixas elevadas para pedestres, recuperação asfáltica, infraestrutura cicloviária, melhorias na iluminação e nos pontos de parada. 
 
Entenda o trinário
 
Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota/Centro) e de três faixas de tráfego misto no trecho entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina. Fazendo o contrafluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar escoarão o trânsito no sentido Oeste-Leste.
 
Faixas exclusivas para ônibus
 
Como fator preponderante do projeto do trinário, ao todo serão implantados, inicialmente, 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus. A Avenida Duque de Caxias será beneficiada com 2,2 km de deslocamento para o transporte público, no trecho entre a Rua Dona Leopoldina e a Avenida Padre Ibiapina. Já na Rua Meton de Alencar, também será implantado 1,6 km de faixa exclusiva entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Visconde do Rio Branco.
 
Infraestrutura cicloviária
 
Inicialmente, a região receberá cerca de, pelo menos, 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, serão implantados aproximadamente 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota-Centro) na Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.
 
Também serão implantados em torno de 850 metros de ciclofaixa bidirecional na Avenida Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a Avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
 
Ações para pedestres
 
Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, serão implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na Avenida Padre Ibiapina, semáforos na Avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos e esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
  
Novos semáforos
 
Em virtude da mudança de sentido da Rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na Avenida Duque de Caxias, será feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão instalados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
 
Reordenamento dos estacionamentos
 
Nas ruas que cruzam as principais vias do projeto, sendo elas a Avenida Duque de Caxias e as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar, a sinalização será renovada, com demarcação de estacionamento onde atualmente já é permitido. A partir disso, está em avaliação a possibilidade de implantar prolongamentos de calçadas nas esquinas como medida de segurança para o pedestre, reduzindo sua exposição e a distância da travessia.
 
Requalificação da iluminação e dos pontos de parada
 
Na região do trinário, também haverá melhoria da iluminação pública. Os pontos de parada de ônibus serão requalificados, seja por iluminação específica onde houver necessidade ou com a implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.
 
Recuperação asfáltica e de calçadas
 
O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberão o serviço de recuperação asfáltica.