08 de junho de 2021 em Meio ambiente

Seuma realiza ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A programação conta com três palestras on-line gratuitas, que serão realizadas sempre às sextas-feiras, às 15 horas

A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) inicia, nesta sexta-feira (11/06), o ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre virtualmente por meio da plataforma 3CX, mediante inscrição, durante todas as sextas-feiras do mês, sempre às 15 horas.

A primeira palestra será sobre “Sustentabilidade 4.0 – Redução de Riscos de Novas Pandemias”, com a palestrante doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Magda Helena Maya. O ciclo de palestras também abordará temas de proteção e bem-estar animal; energias renováveis e planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável.

A programação da Seuma teve início no último sábado (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização do plantio de ipês-amarelos no Marco Zero da Cidade, localizado no bairro Barra do Ceará. No mesmo dia, foi realizada a entrega do Viveiro de Mudas nativas do Parque Estadual do Cocó - Área Adahil Barreto. Na segunda (07/06), foi realizado o Webinário Forclima, com a presença de palestrantes que discutiram temas relevantes sobre o meio ambiente.

Segundo a titular da Seuma, Luciana Lobo, a iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida do cidadão e demonstra o interesse de trazer cada vez mais o fortalezense para o conceito de gestão participativa. “Dando continuidade às atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Seuma dará início ao seu Ciclo de Debates com o objetivo de trazer não só os profissionais da área, mas toda a sociedade para debater sobre temas de relevância ambiental e social”, declara a secretária.

11 de junho
Tema: Sustentabilidade 4.0 – Redução de Riscos de Novas Pandemias
Palestrantes: Dra. Magda Helena Maya - Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Geografia. Bacharel em Geografia, influenciadora em sustentabilidade e estilo de vida consciente e autora do Llvro Sustentabilidade 4.0.

18 de junho
Tema: Proteção e Bem-Estar Animal em Fortaleza
Palestrante: Marcel Girão - economista, professor e titular da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal

25 de junho
Tema: Energias Renováveis e Planejamento estratégico Municipal para o desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Everton Gurgel - pprocurador do Município de Fortaleza, pesquisador na área de Direito da Energia Fotovoltaica e presidente em exercício do Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza. Graduado pela UFC, é mestre em Direito do Ambiente e do Urbanismo pela Universidade de Coimbra, com cursos de extensão em Direito da Energia pelo IBDE, em Ética Ambiental pela Universidade de Oxford e em Estudos Metropolitanos pela Universidade Humboldt de Berlim.

Link de inscrição para a palestra Sustentabilidade 4.0 – Redução de Riscos de Novas Pandemias.

11 de junho
Tema: Sustentabilidade 4.0 – Redução de Riscos de Novas Pandemias