A Defesa Civil de Fortaleza iniciará, em setembro, as ações do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Com investimento de R$ 700 mil do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, e realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o PMRR vai atualizar o mapeamento das áreas de risco da cidade.
Para explicar como o PMRR será executado em Fortaleza, haverá uma reunião de alinhamento com as lideranças comunitárias e os agentes de relações comunitárias e cidadania, na quinta-feira (11/09), a partir das 10h30, no auditório da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Nesse dia, técnicos estarão presentes para explicar como serão feitas as visitas em cada comunidade e esclarecer as dúvidas. Para participar, é preciso confirmar a presença por conta da capacidade do auditório.
O objetivo do PMRR é reunir dados sobre os riscos existentes, como, alagamentos, inundações e deslizamentos, entre outros, além das vulnerabilidades da população e do território, propondo medidas para prevenir ou reduzir os impactos nas comunidades.
Após as visitas das equipes em todas as Regionais, será possível ter um diagnóstico real e as soluções possíveis em cada situação. Assim, o PMRR permitirá que seja feito um planejamento de políticas públicas mais eficazes e adequadas à realidade das comunidades na prevenção e redução de desastres. Todo o trabalho terá duração de 18 meses.
