27 de March de 2024 em Mobilidade

Etufor convoca motoristas de aplicativos com placa final 2 para vistorias em abril

Em março, foram agendados os veículos de placa 1. Porém, todos os motoristas de serviço de transporte por aplicativo devem agendar a vistoria de seu veículo imediatamente, seja qual for o final da placa


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de abril, os motoristas que operam por aplicativos a realizarem as vistorias nos veículos com final de placa 2. Para que os veículos estejam aptos a operar, os motoristas devem cumprir o calendário oficial vigente de 2024, que foi publicado no dia 02 de janeiro no Diário Oficial do Município de Fortaleza. 
 
Este ano, até o momento, foram realizadas 869 vistorias nos meses de janeiro e fevereiro. Em março, foram agendados os veículos de placa 1. Porém, todos os motoristas que desejam oferecer o serviço de transporte por aplicativo devem agendar a vistoria de seu veículo imediatamente, seja qual for o final da placa. 

Os motoristas que não realizarem a vistoria dentro do prazo previsto estão passíveis de multa e apreensão do veículo nas blitzes que são realizadas pela Etufor.

Para agendar, os motoristas devem acessar o site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 138,98, apresentando o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União).
 
Para garantir a segurança dos passageiros que utilizam os veículos por aplicativos, a Etufor observa itens como o estado e conservação dos pneus, do sistema elétrico, da carroceria entre outros. Os documentos obrigatórios do motorista e do veículo também são exigidos. Outro item considerado é a identidade visual do veículo, que deve obedecer ao Decreto No. 14.415 de 03 de maio de 2019, que determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”. É necessário ainda respeitar a idade máxima dos veículos que é de dez anos. 

Após a vistoria, o veículo recebe um selo com o QR code e um respectivo laudo, comprovando a aprovação do mesmo. Caso o veículo não atenda aos itens necessários, o motorista pode realizar as adequações e reagendar a vistoria. 

Os passageiros podem conferir se o veículo está regularizado, observando, por meio do QR code, o selo afixado no para-brisa dianteiro e, ao ler o QR Code, confirmar se o mesmo encontra-se com a vistoria em dia.

Etufor convoca motoristas de aplicativos com placa final 2 para vistorias em abril

Em março, foram agendados os veículos de placa 1. Porém, todos os motoristas de serviço de transporte por aplicativo devem agendar a vistoria de seu veículo imediatamente, seja qual for o final da placa

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de abril, os motoristas que operam por aplicativos a realizarem as vistorias nos veículos com final de placa 2. Para que os veículos estejam aptos a operar, os motoristas devem cumprir o calendário oficial vigente de 2024, que foi publicado no dia 02 de janeiro no Diário Oficial do Município de Fortaleza. 
 
Este ano, até o momento, foram realizadas 869 vistorias nos meses de janeiro e fevereiro. Em março, foram agendados os veículos de placa 1. Porém, todos os motoristas que desejam oferecer o serviço de transporte por aplicativo devem agendar a vistoria de seu veículo imediatamente, seja qual for o final da placa. 

Os motoristas que não realizarem a vistoria dentro do prazo previsto estão passíveis de multa e apreensão do veículo nas blitzes que são realizadas pela Etufor.

Para agendar, os motoristas devem acessar o site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 138,98, apresentando o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União).
 
Para garantir a segurança dos passageiros que utilizam os veículos por aplicativos, a Etufor observa itens como o estado e conservação dos pneus, do sistema elétrico, da carroceria entre outros. Os documentos obrigatórios do motorista e do veículo também são exigidos. Outro item considerado é a identidade visual do veículo, que deve obedecer ao Decreto No. 14.415 de 03 de maio de 2019, que determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”. É necessário ainda respeitar a idade máxima dos veículos que é de dez anos. 

Após a vistoria, o veículo recebe um selo com o QR code e um respectivo laudo, comprovando a aprovação do mesmo. Caso o veículo não atenda aos itens necessários, o motorista pode realizar as adequações e reagendar a vistoria. 

Os passageiros podem conferir se o veículo está regularizado, observando, por meio do QR code, o selo afixado no para-brisa dianteiro e, ao ler o QR Code, confirmar se o mesmo encontra-se com a vistoria em dia.