
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU estão entre as prioridades do Fortaleza Inclusiva, plano da Prefeitura que articula ações para enfrentar vulnerabilidades sociais. Para reforçar as diretrizes do plano e consolidar a implantação dos ODS na Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a vice-prefeita e secretária da pasta, Gabriella Aguiar, e a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, promoveram, nesta quinta-feira (24/7), um encontro de alinhamento institucional com a equipe da secretaria.
Gabriella Aguiar ressaltou que o Fortaleza Inclusiva é um programa de caráter transversal, destacando que o combate às desigualdades demanda protagonismo e responsabilidade social, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU. “Os ODS representam um pacto global por justiça social, sustentabilidade e dignidade. E isso está no coração do Fortaleza Inclusiva. Essa é uma agenda de governo, mas, sobretudo, é uma agenda de humanidade. Cada ação nossa tem o poder de mudar vidas”, afirmou.
Ao todo, o plano Fortaleza Inclusiva está estruturado em oito programas estratégicos: Infância Viva Fortaleza; Autonomia Financeira; Atenção às Pessoas com Deficiência; Superação da Situação de Rua; Fortaleza para Todas as Idades; Fortaleza Sem Fome; Saúde que Cuida Fortaleza; e Sustentabilidade e Justiça Climática.
A primeira-dama Cristiane Leitão reforçou o espírito que move o plano, baseado no cuidado com as pessoas e na conexão com os princípios da Agenda 2030. “Tudo que fazemos precisa, acima de tudo, dignificar as pessoas. O Fortaleza Inclusiva é isso: cuidado, acolhimento e a possibilidade real de fazer história ao lado daqueles que mais precisam de atenção e respeito”, pontuou.
Durante o encontro, também foi anunciado que todos os equipamentos da SDHDS passarão por reformas para garantir mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento aos usuários dos serviços da assistência social. A ideia é que os espaços reflitam, na prática, o compromisso da gestão com a inclusão e o respeito à diversidade.
ODS
A Agenda 2030 da ONU é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que também integram a política pública municipal. Entre eles estão: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
