Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, Fortaleza realiza a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento celebra duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e se consolida como espaço fundamental de escuta, fala e decisão entre usuários, trabalhadores, entidades e gestores da política pública de assistência. A abertura da Conferência será na terça-feira (15/7), às 8 horas, no auditório da Unipace da Assembleia Legislativa. Serão dois dias de discussão e debate sobre as políticas da assistência social.
A Conferência reúne participantes para debater e formular propostas concretas de fortalecimento da Assistência Social no município, no Estado e em âmbito federal. Divididos em grupos temáticos — os chamados eixos — os participantes discutem desafios e constroem deliberações que serão apresentadas e votadas na plenária final, que acontece na quarta-feira (16/7). Os delegados com direito a voto foram escolhidos durante as pré-conferências. Interessados podem participar do evento, mas não têm direito a voto.
Cada grupo tem a missão de elaborar propostas para Fortaleza, para o Ceará e para o Governo Federal, correspondendo a cinco eixos temáticos que norteiam os principais desafios e prioridades do SUAS: Universalização com equidade e respeito às diversidades; Inovação, gestão descentralizada e valorização dos trabalhadores; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Participação social e comunicação no SUAS e Financiamento do SUAS com equidade e sustentabilidade.
A 16ª Conferência reafirma que a Assistência Social é um direito de todos e todas, e que a sua consolidação depende da participação ativa da sociedade e do compromisso das gestões públicas em todas as esferas.
