A Prefeitura de Fortaleza deu início ao Junho Verde, neste domingo (1º/6), com a realização de um Passeio Ciclístico Ecológico. A concentração ocorreu no Parque Rio Branco, de onde os participantes seguiram em direção à Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com o projeto Ciclofaixa de Lazer, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
João Vicente Leitão, titular da Seuma, destacou que o objetivo da iniciativa foi utilizar um transporte limpo e sustentável para sensibilizar a população sobre a questão ambiental. “Nosso objetivo é conscientizar e divulgar a importância do meio ambiente. Junho é o mês que simboliza esse respeito. Então, queremos trazer a população, o poder público, as empresas e o terceiro setor. Todo mundo junto, sensibilizado e engajado nessas ações.”
“Ao longo do mês, programamos ações como blitz educativa, Parada Verde, distribuição de mudas nos terminais de ônibus e sessões de cinema ambiental. Teremos também um evento para entregar o certificado de 'Empresa Amiga do Meio Ambiente', além de mutirões de limpeza em praias e lagoas. Será um mês cheio de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente”, concluiu Leitão.
Mesmo com a forte chuva da manhã, os ciclistas prestigiaram o evento. É o caso do professor e ativista ambiental Daniel Tavares, que, no mesmo dia, já havia realizado uma pedalada de quase 100 km, ida e volta, até a cidade de Pindoretama.
“Hoje eu acordei cedinho, antes das 4h da manhã. Como está chovendo bastante, às vezes eu não vou, mas hoje acordei, olhei pro céu e, mesmo assim, saí. Fui para Pindoretama, acompanhando alguns colegas meus, de grupos de passeio e de ciclismo, e na volta peguei chuva. Vim direto pra cá, pro Parque Rio Branco, para esse evento maravilhoso.”
“É um pedal com uma proposta ecológica, um transporte não poluente. E eu bato muito nessa tecla: nossa cidade precisa abrir mais as portas para o ciclismo e desafogar um pouco esse trânsito. Eu sou ativista. Nasci num bairro praticamente ecológico, que é a Sabiaguaba. Eu nasci dentro de um sítio. E a questão do verde está em mim, está entranhada mesmo”, comentou.
Já a assistente social aposentada Jacqueline de Sousa Andrade contou que começou a pedalar com as amigas por meio do projeto Bicicletar, da Prefeitura de Fortaleza. Desde então, comprou sua própria bicicleta e passou a participar com frequência do projeto Ciclofaixa de Lazer.
“A gente começou a pedalar nessa época, pegava as bicicletas compartilhadas e tudo mais. Depois, em 2019, eu comprei minha própria bicicleta. Mas eu pedalo só mesmo aos finais de semana, aos domingos, quando tem os cones de proteção. Sou uma frequentadora assídua desse trecho aos domingos.”
“Acho muito importante ações como essa. A gente está vendo como o mundo está, né? Já estamos em junho e ainda está chovendo — são as mudanças climáticas. A questão ambiental é urgente, e é preciso intensificar o cuidado com o planeta. E essa pedalada é uma forma de promover isso. A bicicleta é um transporte limpo, saudável”, concluiu Jacqueline.
O evento contou com a oferta gratuita de bicicletas do projeto Bicicletar, na Praça Joaquim Távora, incentivando a participação da população. Para garantir o bem-estar dos ciclistas, a Cagece disponibilizou dois pontos de hidratação: um na Ceart e outro na chegada, próximo à Ponte dos Ingleses.
A ação marcou o início de uma ampla programação promovida pela Seuma ao longo do mês de junho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia. Entre as atividades previstas estão a Parada Verde, distribuição de mudas em terminais de ônibus, sessões de Cinema Ambiental, mutirões de limpeza de praias e lagoas, blitze educativas, oficinas com temáticas ambientais, como a Bicharada Urbana, entrega de certificados e muito mais.