
Com o contingente de 365.976 pessoas idosas habitando a cidade, o que equivale a 15% da população (Censo IBGE 2022), Fortaleza se prepara para o envelhecimento populacional com a criação de políticas públicas que atendam às suas necessidades. A quarta Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas iniciou nesta quarta-feira (25/6) para coletar propostas de cerca de 400 representantes da população idosa.
A cerimônia de abertura teve a presença de autoridades da gestão municipal, dos conselhos municipais, estaduais e federais, do fórum cearense de políticas públicas para as pessoas idosas, das comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, entre outras instituições.
No encontro aberto ao público, que acontece na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) até esta quinta-feira (26/6), serão debatidos os direitos das pessoas idosas em cinco grandes eixos: ampliação e garantia dos direitos sociais; proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral; enfrentamento à violência, participação social, protagonismo e vida comunitária; fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
A vice-prefeita de Fortaleza, secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e médica geriatra, Gabriella Aguiar, ressaltou a necessidade de participação social para melhoria da qualidade de vida da população idosa. “Estamos no momento de planejamento estratégico para o nosso Plano Plurianual de 2025 a 2028. Aqui, neste momento, ouvindo vocês, é de suma importância para que todos os nossos direitos estejam no orçamento. Hoje estamos num momento histórico para que a gente possa mostrar pro Brasil todo que Fortaleza é a cidade para viver e pra envelhecer”.
O Presidente do Conselho Federal Direitos da Pessoa Idosa, Rafael Castelo Branco, comemorou a ampla participação dos conselhos de defesa dos direitos da pessoa idosa. “Talvez pela primeira vez, numa conferência municipal de Fortaleza, nós temos aqui as três instâncias do controle social da pessoa idosa aqui presentes: o conselho municipal, estadual e federal. Precisamos definir quais são as políticas públicas que nós entendemos prioritárias para os próximos anos”. afirmou ele
Conferência magna
A palestra magna foi apresentada pelo professor emérito da UnB, Vicente de Paula Faleiros. O conferencista é pós-doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Na palestra, o pesquisador abordou quatro questões principais: transição demográfica para o envelhecimento, leis de proteção , preconceito contra pessoas idosas e os desafios para a longevidade.
Segundo o pesquisador, a projeção de crescimento global é de 2 bilhões de pessoas idosas em todo o mundo até 2050. “Nós estamos vivendo um momento de mudança profunda na demografia, na sociedade, na convivência entre gerações. O Brasil não é mais caracterizado como país de jovens. O censo em 2022 apontava 32.113.490 pessoas com mais de 60 anos. A expectativa de vida pontuava 72 para os homens e 79 para as mulheres”, detalhou ele.
Sobre a Conferência
O evento tem como tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". É realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Conta com o apoio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas
Local: Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) (Rua Barbosa de Freitas, 2674 - Anexo II)
Quinta-feira (26/6)
08h30: Trabalho de Grupo - eixos temáticos
10h: Apresentação dos trabalhos de grupo / eleição das propostas
13h30: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
15h: Plenária final
17h: Encerramento
13h30: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
15h: Plenária final
17h: Encerramento
