02 de setembro de 2019 em Meio ambiente

Prefeitura diminui impactos ambientais reaproveitando resíduos de podas

Os resíduos são levados ao Horto Municipal e transformados em adubo de alto valor orgânico

homem coloca insumo para mudas em sacos
O remanescente das podas é corretamente processado e transformado em um composto de alto valor nutricional

A Prefeitura de Fortaleza produz e mantém, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), todas as árvores que compõem o paisagismo da Cidade. Para isso, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho realiza toda a produção de mudas que são plantadas nas ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital.

Uma etapa importante do processo produtivo é a chamada compostagem orgânica, da qual se obtém o insumo básico para a produção de mudas. O Horto Municipal tem obtido esse insumo utilizando fragmentos de árvores podadas na capital, matéria-prima que fornece um composto estabilizado e benéfico para o desenvolvimento de organismos vegetais.

O aproveitamento de resíduos de podas reduz impactos no meio ambiente. A UrbFor recolhe o remanescente das podas feitas na Cidade e encaminha para o Horto Municipal, onde o material é corretamente processado e transformado em um composto de alto valor nutricional, diminuindo despesas com fertilizantes e promovendo um ciclo natural benéfico do ponto de vista sanitário e ambiental. “Esse processo funciona também como uma ferramenta de gestão de resíduos sólidos, que apresenta como principal benefício a diminuição do uso de recursos naturais e financeiros com coleta de resíduos, transporte, e disposição final em aterros sanitários”, ressalta Rafaele Dantas, engenheira agrônoma da UrbFor.

O Horto Florestal Municipal Falconete Fialho conta com todo o maquinário específico necessário para a prática da compostagem na sua oficina de mudas: trator, peneira elétrica rotativa, trituradora (forrageira) e betoneira.

Como é feita a compostagem no Horto

O processo inicia-se com a trituração de galhos e folhagens em uma forrageira de pequeno porte. Em seguida, usa-se uma peneira para separar as partículas que devem ser dispensadas. Após essa etapa, o composto é misturado com bagana e arisco (substratos naturais comumente usados para fazer adubo), com o auxílio de uma betoneira elétrica.

A peneira utilizada no Horto Municipal é fruto do prêmio Programa Selo Município Verde, que a Prefeitura de Fortaleza recebeu da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) em abril deste ano. A certificação agracia municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas ao meio ambiente, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos bens naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. “Antes a poda era depositada em um pátio e não era revirada constantemente, o que dificultava as nossas operações. Agora, com o uso da peneira, o composto fica bem mais uniforme e conseguimos triturar bem os galhos de poda, que sem este processo demorariam para se decompor”, explica Wesley Nascimento, engenheiro agrônomo e gerente do Horto Municipal.

Outros insumos reaproveitados

Além do reaproveitamento das podas da Cidade, o Horto reutiliza resíduos de frutas e legumes oriundos da alimentação dos animais do Zoológico Municipal Sargento Prata. Outra matéria-prima aproveitada na composição dos adubos é a borra de café, remetida por órgãos da Prefeitura como a Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Infraestrutura (Seinf) e das Finanças (Sefin).

Ações educativas

Para difundir as práticas exitosas desempenhadas pelo Horto Municipal, a UrbFor dispõe de profissionais da sua equipe técnica para ministrar aulas e palestras sobre compostagem utilizando tanto resíduos sólidos urbanos como resíduos domésticos.

“Além de buscar constantemente soluções sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, queremos que práticas como a da compostagem de resíduos de podas sirva de modelo para outros municípios”, comenta o superintendente da UrbFor, Regis Tavares.

Serviço:
Horto Florestal Municipal Falconete Fialho
Funcionamento:
Visitação: terça a domingo, das 08h às 16h
Doação de mudas: terça a sexta, das 09 às 12h
Endereço: Avenida Prudente Brasil, 685, Passaré (entrada pelo Zoológico Municipal Sargento Prata)

homem coloca insumo para mudas em sacos

Como é feita a compostagem no Horto