
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), segue avançando na digitalização das rotinas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino. Nesta quarta-feira (6/8), professores dos seis Distritos de Educação participaram de um momento de escuta para o desenvolvimento do Projeto Professor Online, nova plataforma digital que integrará a rotina dos docentes.
“Esse projeto foi pensado para facilitar o dia a dia, integrar funções e otimizar o tempo, garantindo que o professor tenha mais condições de planejar, acompanhar e inovar em sala de aula. Essa é uma importante iniciativa para modernizar a prática pedagógica”, ressaltou o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
A proposta vem sendo construída de forma colaborativa e será implementada de maneira gradual a partir deste segundo semestre letivo. A primeira versão, acessada por meio de um site com login e senha personalizados, será lançada entre os meses de agosto e setembro. Ainda neste semestre, a plataforma ganhará também um aplicativo com funcionalidades offline.
Durante o momento de escuta, os professores puderam conhecer de perto as funcionalidades da ferramenta e sugerir ajustes com base em suas experiências em sala. William Matos dos Santos, professor de Língua Portuguesa da ETI Hildete Brasil de Sá Cavalcante (Mondubim), destacou o valor de ser ouvido neste processo.
“A gente vive a realidade da sala de aula, então é essencial que a nossa opinião seja considerada. Hoje gastamos muito tempo com etapas burocráticas. Um sistema que centraliza tudo isso vai otimizar nosso trabalho e melhorar o planejamento”, celebrou o docente.
Responsável pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Coteci), Bruno Barros pontuou que o Professor Online vai além de um diário de classe digital. “A ideia é criar um espaço único onde o professor possa planejar aulas, registrar frequência, acompanhar rendimento dos alunos e também acessar dados sobre sua vida funcional. É um sistema pensado para atender à rotina do professor, com praticidade e agilidade”, disse o coordenador.
Um dos grandes diferenciais da nova plataforma é a integração com o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), que orienta os conteúdos e competências a serem desenvolvidos em cada etapa da educação básica. Segundo Osvaldo Negreiros, coordenador da Coordenadoria do Ensino Fundamental (Coef), esse alinhamento traz um ganho pedagógico. “O professor vai poder planejar suas aulas com base no DCRFor, fazendo conexões entre competências, habilidades e temas transversais. Isso amplia as possibilidades de interdisciplinaridade e contribui para uma aula mais rica, mais coerente e mais atrativa”, pontuou.
Com base nas contribuições colhidas, o projeto entra agora em fase de ajustes e refinamento das funcionalidades. A SME seguirá promovendo escutas e testes para garantir que a plataforma atenda, de forma prática e eficiente, às necessidades dos docentes.
