Serviço de Psicologia Escolar fortalece apoio destinado aos profissionais da Educação

26 de maio de 2021 em Educação

Estratégia voltada para a promoção da saúde mental realiza o trabalho de escuta, orientação e apoio ao processo de ensino e aprendizagem

psicologia escolar

Fortalecendo o bem-estar da comunidade estudantil e de seus profissionais, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), conta com o Serviço de Psicologia Escolar. Através do trabalho de 12 psicólogos, a iniciativa realiza a promoção da saúde mental entre estudantes, familiares e profissionais da Rede de Ensino, reforçando as ações de apoio da gestão municipal à comunidade escolar de uma forma geral.

Realizada desde o 2º semestre de 2020 e articulada pela Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar (COGEST) da SME, a ação tem como base a escuta e orientação. “O Serviço de Psicologia Escolar veio com o intuito de dar um olhar diferenciado para toda a comunidade escolar. Estamos atuando de forma a orientar, com nosso foco voltado para as questões pedagógicas. Estamos nas escolas justamente para contribuir neste processo”, explica Karine Alcântara, psicóloga que atua no Plantão Psicológico Escolar (PPE).

A inciativa ainda engloba a realização de trabalhos preventivos e suporte às demandas dos profissionais da Educação. Neste sentido, a equipe da Psicologia Escolar vem realizando o mapeamento das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, a partir de conversas individualizadas com os diretores das unidades, com o objetivo de compreender as necessidades e realidades vividas no ambiente escolar.

“A Secretaria da Educação tem reconhecido como fundamental esse processo de escuta como uma ação de cuidado. O primeiro passo nesse planejamento estratégico é ouvir os diretores, porque é importante entendermos sua realidade e necessidades. Após esse momento, haverá um planejamento de intervenções sistêmicas e em Rede, de modo a atingir a comunidade escolar como um todo”, destaca Edgar Nogueira, coordenador do Serviço.

diretora Valéria Pinheiro
A diretora Valéria Pinheiro ressalta a contribuição do serviço neste período de pandemia

Para a diretora da Escola Municipal Johnson, Valéria Pinheiro, o serviço oferta uma grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente neste período de pandemia. “Nesse momento de pandemia, que a gente está vivendo tantas incertezas e angústias, essa escuta é primordial para que a gente acalme a alma e serene os nossos corações. Para que a gente possa ajudar, precisamos estar bem. Então é muito importante ter esse canal de escuta ativa”, afirma a gestora unidade escolar.

Plantão Psicológico Escolar (PPE)
Para além do trabalho de acompanhamento e escuta dos gestores das unidades, a equipe da Psicologia escolar disponibiliza o Plantão Psicológico Escolar (PPE) da Rede de Ensino. O atendimento ocorre de terça a quinta, nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h), através de ligações telefônicas no número: (85) 3459.6996. As ligações podem ser feitas por demandas das escolas, desde gestores a funcionários, ou ainda pelos alunos e\ou seus familiares.

Publicação de conteúdos
Outra ação que vem sendo desenvolvida pela equipe com foco no fortalecimento do trabalho de orientação da comunidade escolar é a produção de conteúdos informativos sobre assuntos diversos ligados à saúde mental. Os materiais são produzidos pela equipe de psicólogos e publicados na intranet da SME, toda terça-feira. O objetivo é reforçar e complementar o trabalho de escuta e fortalecimento dos vínculos já desenvolvidos.

psicologia escolar

diretora Valéria Pinheiro

Plantão Psicológico Escolar (PPE)

Publicação de conteúdos