01 de December de 2021 em Controladoria e Ouvidoria

Fortaleza é referência na área de controle Interno

Com a implantação de novos processos de trabalho é possível constatar o crescimento de diversos indicadores na gestão municipal


A secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), Christina Machado, recebeu na segunda-feira (29/11) o Controlador Geral do Estado do Acre, Luis Brandão, e a diretora adjunta, Ana Paula Macedo. Durante a visita técnica foi apresentado o modelo de gestão e projetos implantados na CGM.

A partir da reestruturação ocorrida no início do ano, fundamentada no planejamento estratégico 2021-2024, foram desenvolvidos nove projetos inéditos na Capital. Entre os projetos que motivaram a visita da CGE-AC, estão os programas de Integridade e boas práticas e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A implementação do Programa de Integridade e boas práticas iniciado como projeto piloto na própria CGM, constitui a primeira etapa da atividade, que será desenvolvida em toda PMF. Por sua vez, o passo-a-passa para a adoção de medidas que garantiram a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a criação de células de controle interno em todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, subsidiaram uma visão do que poderá ser realizado em outros Estados e Capitais. Além disso, foram apresentados também os seguintes projetos: "Gestão de Contratos", "Núcleo de Prestação de Contas", "Incubadora de Controle Interno", "AutoAvaliação por Auditoria Interna - Projeto Avalie-se", "Sistema de Auditoria Digital - AUDITAfor".

Para o controlador geral do Estado do Acre, Luís Brandão, o momento vem enriquecer a construção de um projeto a ser desenvolvido no Estado "Estamos visitando os órgãos de controle que acabam sendo referência no País com o intuito de promover uma reestruturação da CGE. E para isso, buscamos conhecimento em exemplos de sucesso. O Acre está em pleno desenvolvimento e esse encontro irá enriquecer a reconstrução de um órgão ainda mais atuante e eficiente no Estado", destacou o controlador.

A secretária da CGM, Christina Machado, ressaltou a importância desse momento. "Quando um Estado como Acre e outros municípios, como Niterói, entram em contato para conhecer os processos de trabalho e como desenvolvemos esses projetos, constatamos o reconhecimento do nosso esforço em qualificar a gestão da Prefeitura e sinaliza de que estamos no caminho certo", ressaltou Christina. 

Saiba mais - Durante o primeiro semestre, após a implantação dos novos processos de trabalho, foi possível constatar o crescimento de diversos indicadores, como o aumento de 217% no número de acessos ao Portal da Transparência, quando comparados os meses de janeiro e de junho de 2021. A redução do tempo de resposta do E-sic, sendo atendidos no prazo médio de nove dias, conforme apuração realizada em junho deste ano, quando o preconizado pela Lei de Acesso à Informação está em 20 dias. Na área da Ouvidoria, no mesmo período, houve o registro de 11.114 manifestações, dentre as quais 51% corresponderam a pedidos de informação, elogios e sugestões, enquanto 49% representava as denúncias e reclamações. Entre os assuntos mais demandados pelo cidadão estão questões relacionadas à iluminação pública, fiscalização, informações de servidores e atendimento em postos de saúde e hospitais.

Fortaleza é referência na área de controle Interno

Com a implantação de novos processos de trabalho é possível constatar o crescimento de diversos indicadores na gestão municipal

A secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), Christina Machado, recebeu na segunda-feira (29/11) o Controlador Geral do Estado do Acre, Luis Brandão, e a diretora adjunta, Ana Paula Macedo. Durante a visita técnica foi apresentado o modelo de gestão e projetos implantados na CGM.

A partir da reestruturação ocorrida no início do ano, fundamentada no planejamento estratégico 2021-2024, foram desenvolvidos nove projetos inéditos na Capital. Entre os projetos que motivaram a visita da CGE-AC, estão os programas de Integridade e boas práticas e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A implementação do Programa de Integridade e boas práticas iniciado como projeto piloto na própria CGM, constitui a primeira etapa da atividade, que será desenvolvida em toda PMF. Por sua vez, o passo-a-passa para a adoção de medidas que garantiram a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a criação de células de controle interno em todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, subsidiaram uma visão do que poderá ser realizado em outros Estados e Capitais. Além disso, foram apresentados também os seguintes projetos: "Gestão de Contratos", "Núcleo de Prestação de Contas", "Incubadora de Controle Interno", "AutoAvaliação por Auditoria Interna - Projeto Avalie-se", "Sistema de Auditoria Digital - AUDITAfor".

Para o controlador geral do Estado do Acre, Luís Brandão, o momento vem enriquecer a construção de um projeto a ser desenvolvido no Estado "Estamos visitando os órgãos de controle que acabam sendo referência no País com o intuito de promover uma reestruturação da CGE. E para isso, buscamos conhecimento em exemplos de sucesso. O Acre está em pleno desenvolvimento e esse encontro irá enriquecer a reconstrução de um órgão ainda mais atuante e eficiente no Estado", destacou o controlador.

A secretária da CGM, Christina Machado, ressaltou a importância desse momento. "Quando um Estado como Acre e outros municípios, como Niterói, entram em contato para conhecer os processos de trabalho e como desenvolvemos esses projetos, constatamos o reconhecimento do nosso esforço em qualificar a gestão da Prefeitura e sinaliza de que estamos no caminho certo", ressaltou Christina. 

Saiba mais - Durante o primeiro semestre, após a implantação dos novos processos de trabalho, foi possível constatar o crescimento de diversos indicadores, como o aumento de 217% no número de acessos ao Portal da Transparência, quando comparados os meses de janeiro e de junho de 2021. A redução do tempo de resposta do E-sic, sendo atendidos no prazo médio de nove dias, conforme apuração realizada em junho deste ano, quando o preconizado pela Lei de Acesso à Informação está em 20 dias. Na área da Ouvidoria, no mesmo período, houve o registro de 11.114 manifestações, dentre as quais 51% corresponderam a pedidos de informação, elogios e sugestões, enquanto 49% representava as denúncias e reclamações. Entre os assuntos mais demandados pelo cidadão estão questões relacionadas à iluminação pública, fiscalização, informações de servidores e atendimento em postos de saúde e hospitais.