
Fortaleza está recebendo a 14ª e 15ª edição do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A formação, que acontece na Academia do Professor, coordenada pela Academia da Segurança Cidadã (Amsec) da Sesec, tem carga horária de 40 horas/aula e conta com a participação de 80 guardas municipais de Fortaleza.
A abertura do curso ocorreu nesta segunda-feira (13/10) e contou com a presença do secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Márcio Oliveira, do secretário executivo da Sesec, Major Messias Mendes, da diretora-geral da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetora Cristiane Fernandes, do diretor adjunto da GMF, inspetor Clayton Souza, do coordenador da Amsec, Inspetor Rodney e, representando a Senasp, o subtenente da PM do Distrito Federal e coordenador da Secretaria, Mainar Feitosa da Silva Rocha.
“Parabéns a todos por contribuírem com conhecimento à nossa Guarda Municipal. Agradeço aos parceiros, especialmente à Secretaria da Educação e ao secretário Idilvan Alencar, que tornam possível essa formação. A educação é a ponte entre o presente e o futuro, e este curso é fundamental para fortalecer nossos profissionais, garantindo que nossas ações de segurança sejam cada vez mais qualificadas, legítimas e eficazes, beneficiando diretamente a população de Fortaleza”, ressaltou o secretário da Segurança Cidadã, Cel. Márcio Oliveira.
A capacitação é marcada por treinamentos intensos, com mais de oito horas diárias de aulas teóricas e práticas, que simulam situações de tensão e exigem respostas rápidas dos profissionais de segurança pública. Nas oficinas de vivenciamento, os guardas municipais participam de ações simuladas, como ocorrências de violência doméstica, em que uma vítima é ameaçada com arma branca dentro da residência.
O coordenador da Senasp, subtenente da PM do Distrito Federal Mainar Feitosa da Silva Rocha, agradeceu a hospitalidade e a organização do curso. “É uma grande satisfação estar em Fortaleza para o Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força, com a participação da Guarda Municipal. Este curso tem como objetivo suprir lacunas de capacitação continuada, oferecendo procedimentos claros e garantindo segurança jurídica aos operadores. A iniciativa permite trocar experiências, fortalecer conhecimentos e aprimorar as práticas de segurança em nossa cidade. Agradeço à acolhida da população e da equipe local e desejo a todos um excelente aprendizado nesta importante jornada.”
Durante as atividades, instrutores e psicólogos monitoram e avaliam o desempenho dos participantes, analisando o processo de tomada de decisão e comportamento em cenários de estresse.
O curso tem como objetivo aperfeiçoar o uso moderado e proporcional da força, preparando o efetivo para diferentes contextos de atuação. Entre os conteúdos abordados estão a utilização de armas incapacitantes neuromuscular, para imobilização de pessoas em surto, o uso de gás lacrimogêneo para controle de distúrbios civis, e abordagens humanizadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores em situação de rua.
A formação segue até sexta-feira (17/10). Após o encerramento, os participantes retornarão à Academia da Guarda Municipal, onde iniciarão o Curso de Operador de Polícia Comunitária Aplicada, também promovido pela Senasp/MJSP, com carga horária de 40 horas/aula.
