
Carroceiros que circulam no entorno da Lagoa do Opaia foram surpreendidos com o mutirão de cadastramento e um café da manhã oferecido para eles, no Ecoponto que fica instalado no Parque Urbano da Lagoa do Opaia, localizado na Av. Lauro Vieira Chaves, em frente ao número 417, no bairro Aeroporto. O momento foi promovido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Ecofor, no último sábado (05/07), com intuito de orientar esse segmento da população que ainda não utiliza os programas de bonificação oferecidos nos Ecopontos, e incentivar o descarte correto de resíduos sólidos.
O benefício está atrelado ao programa E-Carroceiro, criado para que os carroceiros recebam, em troca dos materiais coletados por eles nas vias ou em residências, dinheiro ou crédito nos comércios do bairro onde moram. Os carroceiros cadastrados no programa recebem esses benefícios ao deixar dentro dos Ecopontos, de maneira correta, materiais grandes como restos de entulhos de obra, de poda de árvores, de madeira e ferragens, pneus, móveis ou eletrodomésticos sem uso.
Para que possam ser bonificados, os carroceiros devem pesar o material na balança disponibilizada no Ecoponto. O volume levado é convertido em dinheiro, ou, se for da preferência do carroceiro, em crédito a ser utilizado nos comércios locais associados ao programa, viabilizado pela parceria com o Banco Palmas.
A vendedora de água Glaciosa Silva Ferreira, 57 anos, soube que poderia se cadastrar no E-Carroceiro por causa do mutirão. Moradora do bairro, ela tem o costume de levar recicláveis ao Ecoponto, em troca, ganha desconto na sua conta de energia, bonificação que é oferecida através do Recicla Fortaleza, outro programa de incentivo vinculado aos Ecopontos. Com a ação do último sábado (05/07), a vendedora também se cadastrou no E-Carroceiro e descobriu que poderia ter mais uma fonte de renda.
“Fiquei com curiosidade e vim perguntar como funcionava aqui, aí outro dia eu vim e trouxe um monte de coisas. As pessoas não valorizam, um trabalho desse não é vergonhoso e você ainda tá ajudando a natureza, mas o pessoal prefere jogar na rua. Tem dois lixos aí, aí o pessoal vem e no lugar de botar dentro, joga fora”, comentou.
O eletricista Raimundo Clairton Sales de Souza, 55, vive no bairro desde que nasceu, e comemorou que a instalação do Ecoponto mudou as condições de limpeza da área, que antes sofria com o acúmulo de resíduos sólidos, e passou a ficar limpa após a instalação do equipamento.
“É uma ótima opção pra comunidade porque mantém a comunidade limpa. Antes do Ecoponto, esse local aqui era uma sujeira grande, e você vê agora tudo limpinho aqui”. O morador já conhecia o programa E-Carroceiro e, com frequência, leva até o Ecoponto os restos de poda de árvores do próprio quintal.
Cadastro incentiva descarte correto
A ideia do mutirão de cadastramento é incentivar o descarte correto dos resíduos sólidos e sensibilizar os carroceiros, que podem receber até R$ 3 mil em benefício por meio do E-Carroceiro. O cadastro no programa é feito no próprio Ecoponto, onde os carroceiros também encontram a tabela dos valores por kg de cada tipo de material.
