
Completando três meses de atividade nesta segunda-feira (14/07), o Caminhão Limpezinha alcançou resultados significativos no primeiro trimestre circulando pela capital cearense. O serviço já contabiliza 810 atendimentos realizados em resposta aos agendamentos feitos por moradores de diversos bairros de Fortaleza, e resultou na remoção de 368 toneladas de resíduos sólidos no período, garantindo o descarte correto dos materiais e evitando a formação de pontos irregulares de lixo por Fortaleza.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), e tem contribuído para a manutenção da limpeza urbana na cidade. O Limpezinha circula de segunda-feira a sábado, de 8h às 14h, em todas as Regionais, e recolhe materiais como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e de ferragens, além de pneus e outros itens volumosos.
Resíduos desse tipo não são recolhidos pela coleta domiciliar convencional, e, embora sejam aceitos nos Ecopontos, algumas vezes acabam sendo descartados em vias públicas, canteiros centrais e outros locais impróprios. Para evitar a ocorrência desse descarte irregular, reafirmando o compromisso com a gestão responsável de resíduos sólidos e com a sustentabilidade, a Prefeitura passou a oferecer a coleta gratuita por agendamento, com o Limpezinha.
Como solicitar o serviço
A população pode agendar a coleta do Caminhão Limpezinha através da Central 156, diretamente na Regional do bairro ou pelo SAC da Ecofor, no número 08002754400.
Vale lembrar que a população deve ser parceira da gestão pública e fazer o seu papel, realizando o descarte de forma correta e consciente.
O descarte irregular de resíduos é considerado infração grave pelo Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019). A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.
A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br ou o telefone 156.
