Patricia

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) realiza, nesta quinta-feira (18/12), a solenidade de conclusão de curso do Centro de Línguas e da Extensão, referente ao semestre 2025.2. Ao todo, 245 alunos de 18 turmas, sendo 15 do Centro de Línguas e três da Extensão, celebram a conclusão de seus cursos. O evento acontece no auditório do Imparh, às 19h, e será conduzido pelo presidente do Instituto, Evaldo Lima, com a participação dos alunos, familiares, servidores e docentes da instituição.

A programação inclui uma série de apresentações artísticas preparadas pelos próprios alunos, tradição já consolidada nas cerimônias de conclusão do Imparh. Estão previstas performances de dança, música, coral, teatro e jograis, representando os cursos de Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Japonês, evidenciando a diversidade cultural e o aprendizado construído ao longo do semestre.

Durante o evento, também haverá o discurso dos oradores representantes dos cursos, reforçando o significado da formação, a troca de experiências e o impacto dos cursos de línguas na vida acadêmica e profissional dos concludentes.

Centro de Línguas do Imparh

Com mais de 50 anos de atuação, o Centro de Línguas do Imparh já admitiu aproximadamente 200 mil alunos ao longo de sua trajetória. Somente em 2025, o Imparh registrou 6.123 matrículas nos cursos de idiomas, considerando as ofertas realizadas ao longo do ano. Atualmente, o Centro de Línguas mantém mais de 2.500 alunos ativos, matriculados em um ou mais idiomas, entre Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e Japonês.

Além dos cursos regulares, o Imparh também oferta cursos de Extensão voltados ao estudo de idiomas em formato de curta duração, atendendo, anualmente, cerca de 500 alunos.

Centro de Línguas está com inscrições abertas

O Centro de Línguas do Imparh está com inscrições abertas até o dia 21 de dezembro de 2025 para novos alunos do semestre 2026.1. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura.

O processo seletivo oferta vagas para cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português, com aulas na sede do Imparh, no bairro Damas. Podem se inscrever candidatos a partir de 14 anos, que tenham concluído ou estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

Metade das vagas é destinada, prioritariamente, a alunos regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais ou federais, do ensino fundamental ao médio. A taxa de inscrição é de R$ 95,00.

Serviço
Solenidade de conclusão do Centro de Línguas e da Extensão do Imparh – 2025.2
Data: quinta-feira (18/12)
Horário: 19h
Local: Auditório do Imparh (Av. João Pessoa, 5609 – Damas)

porta da sala de raio-x da Santa Casa, mostrando o equipamento ao fundo
Inaugurado em 17 de outubro, o novo Centro de Imagem passou a oferecer tomografia, radiografia, mamografia e outros exames, ampliando o acesso da população a diagnósticos de qualidade (Foto: Tainá Cavalcante)

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza já soma 220 leitos reabertos desde o início da intervenção administrativa decretada pela Prefeitura de Fortaleza, em julho deste ano. A medida foi adotada após a administração municipal detectar uma grave crise no hospital, que gerou o risco de suspensão dos serviços, como o fechamento de leitos e cancelamento de cirurgias, consultas, exames e de tratamentos ofertados aos pacientes.

Sob coordenação direta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a gestão do hospital passou a adotar ações emergenciais para reorganizar fluxos internos, restabelecer setores essenciais e garantir a continuidade do atendimento. A integração das equipes e o direcionamento de investimentos possibilitaram a retomada gradual da capacidade assistencial da unidade.

Atualmente, sete postos de enfermagem estão em pleno funcionamento, assim como a a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e o Centro Cirúrgico, que foi completamente reformado e agora conta com nove salas de procedimentos e leitos de recuperação anestésica. Até o momento, a Santa Casa de Fortaleza já realizou mais de 35 mil atendimentos, entre consultas, exames, internações, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Inaugurado em 17 de outubro, o novo Centro de Imagem passou a oferecer tomografia, radiografia, mamografia e outros exames, ampliando o acesso da população a diagnósticos de qualidade. Cerca de 17 mil pacientes já foram atendidos na nova unidade tecnológica.

Com o apoio dos governos Estadual e Federal, todos os serviços passaram a ser prestados de forma totalmente gratuita, financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Patrimônio histórico

O processo de reestruturação tem dois pilares fundamentais: ampliar o cuidado à população e preservar o legado histórico da Santa Casa, patrimônio afetivo e cultural de Fortaleza há quase 165 anos.

Paralelamente à recuperação da assistência, a administração trabalha na preservação do patrimônio arquitetônico da instituição. Uma das intervenções em andamento é a construção do novo Centro de Hemodiálise, que moderniza toda a estrutura mantendo as características históricas do prédio.

Durante as obras, está sendo realizado um estudo minucioso das cores originais, revelando camadas sobrepostas ao longo de décadas e permitindo restaurar fielmente os tons e elementos arquitetônicos da época. Além disso, os tradicionais pisos hidráulicos estão sendo cuidadosamente restaurados, peça por peça, reforçando a identidade histórica da Santa Casa.

banner do FORtaleCE

Nesta quinta-feira (18/12), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador Elmano de Freitas entregam as obras de urbanização da Lagoa do Gengibre e de seu entorno, no bairro Manoel Dias Branco. A iniciativa faz parte do FORtaleCE, programa que reúne ações conjuntas entre Prefeitura e Governo para o desenvolvimento de Fortaleza.

O espaço, historicamente precarizado e em risco no período de chuvas, ganhou novo calçamento, iluminação, limpeza, entre outras obras de urbanização que levam mais qualidade de vida à população. Além disso, houve o ordenamento de 50 moradias irregulares e a concessão de aluguel social para as famílias envolvidas, por meio da Defesa Civil.

Serviço
Entrega das obras de requalificação da Lagoa do Gengibre
Data: 18/12/2025
Horário: 18h
Local: Rua Audízio Mosca de Carvalho, s/n - Manoel Dias Branco 

banner do FORtaleCE

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, promove, nesta quinta-feira (18/12), às 16h, no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO), a solenidade de conclusão do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O evento, intitulado Celebrar, Agradecer e Avançar, reúne cerca de 21 mil estudantes do 9º ano e marca o encerramento de uma importante etapa da trajetória escolar. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participa da solenidade.

Considerada a maior mobilização estudantil já realizada pela Educação de Fortaleza, a programação contará com recepção musical, palestra inspiradora e momentos de confraternização. A ação também homenageia famílias e profissionais da comunidade escolar, incluindo professores, coordenadores, diretores, porteiros, merendeiras, monitores de acesso, agentes de equidade e demais profissionais que acompanharam os estudantes ao longo desse percurso.

Serviço
Evento de conclusão do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino
Data: 18/12 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO) (Av. Alberto Craveiro, 2900 - Castelão)

banner do FORtaleCE

grupo de pessoas posa para a foto
Ao anunciar a proposta, o prefeito a definiu como uma medida justa para as forças de segurança da cidade, e também como uma ação que beneficia a população em geral ao contribuir para o aumento da quantidade de agentes circulando nos transportes públicos

O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira, projeto que determina gratuidade nos transportes coletivos da Capital para guardas municipais, servidores da Defesa Civil e agentes de segurança institucionais. A mensagem segue para apreciação dos vereadores.

Ao anunciar a proposta, o prefeito a definiu como uma medida justa para as forças de segurança da cidade, e também como uma ação que beneficia a população em geral ao contribuir para o aumento da quantidade de agentes circulando nos transportes públicos.

“Enviei para a Câmara dos Vereadores a mensagem que propõe gratuidade nos transportes coletivos da Capital para guardas municipais, servidores da Defesa Civil e Agentes de Segurança Institucionais, independente de estarem fardados ou não, desde que portem a carteirinha funcional. É mais um gesto de valorização para nossas guerreiras e guerreiros da Guarda Municipal de Fortaleza”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Ao receber a proposta de lei, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto, definiu a iniciativa como um indicativo da priorização da segurança pública por parte da gestão municipal.

“O envio dessa mensagem pelo prefeito Evandro Leitão representa uma correção de uma injustiça histórica. As forças de segurança do Estado já contavam com esse benefício, e agora a Guarda Municipal, a Defesa Civil e os agentes de segurança institucionais passam a ter esse reconhecimento. É uma demonstração do compromisso com a valorização dos servidores e com a segurança da população. A Câmara Municipal dará toda a celeridade para a apreciação e aprovação do projeto”, ressaltou Leo Couto.

O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Márcio Oliveira, também destacou a importância da medida, reforçando que ela se soma a diversas ações de valorização das forças de segurança municipais, entre as quais a entrega da nova sede da Guarda Municipal de Fortaleza, a nomeação de novos guardas concursados e a criação da Coordenadoria de Prevenção e Guarda Comunitária.

“A Guarda Municipal, a Defesa Civil e os agentes de segurança institucionais passam a ter um benefício que valoriza o efetivo, fortalece a motivação e contribui diretamente para uma atuação ainda mais proativa e eficiente nas ruas. Quem ganha com isso é a população de Fortaleza, que passa a contar com profissionais mais valorizados e com melhores condições de trabalho”, destacou Márcio Oliveira.

prefeito evandro discursando no evento
Durante a assinatura do convênio, o prefeito Evandro Leitão destacou que, em Fortaleza, cada uma das 12 Regionais Administrativas terá autonomia para definir as vias prioritárias a serem contempladas pelo programa (Fotos: Marcos Moura)

Fortaleza, assim como os demais 183 municípios cearenses, receberá investimentos para a pavimentação e requalificação de ruas e avenidas por meio de uma nova etapa do programa Sinalize, do Governo do Ceará. O convênio foi firmado entre a Prefeitura e o Estado nesta terça-feira (16/12), em solenidade no Palácio da Abolição.

Ao todo, o Governo do Ceará investirá mais de R$ 230 milhões em todo o Estado, contemplando 3 milhões e 510 mil m² de pavimentação asfáltica. Durante a assinatura do convênio, o prefeito Evandro Leitão destacou que, em Fortaleza, cada uma das 12 Regionais Administrativas terá autonomia para definir as vias prioritárias a serem contempladas pelo programa.

“Em cada uma delas, os secretários irão priorizar as vias que serão pavimentadas, de acordo com as necessidades locais, garantindo melhores condições de mobilidade urbana para a população”, afirmou.

O Prefeito também elogiou a iniciativa do Governo do Ceará, ressaltando a importância do programa especialmente para os municípios com menor capacidade de investimento.

“É importante destacar que a grande maioria dos municípios cearenses possui capacidade de investimento bastante limitada. O Sinalize vem exatamente ao encontro da necessidade de oferecer mais conforto e segurança à população. Além disso, o programa chega em um momento oportuno, antecedendo o início da quadra chuvosa”, completou.

prefeito evandro falando ao microfone
Evandro também elogiou a iniciativa do Governo do Ceará, ressaltando a importância do programa especialmente para os municípios com menor capacidade de investimento

O governador Elmano de Freitas celebrou a colaboração entre o Estado e as prefeituras e ressaltou o caráter republicano da iniciativa.

“Este é um momento importante do nosso regime de colaboração com os municípios, independente de partidos políticos. São os prefeitos e prefeitas que definem as vias a serem pavimentadas, não o Estado. Dessa forma, o programa é executado de maneira colaborativa. Nossa expectativa é assinar hoje os termos com os gestores municipais e iniciar imediatamente os trabalhos em todo o estado”, destacou.

O secretário de Obras Públicas do Ceará (SOP), Valdeci Rebouças, explicou que, para a divisão dos investimentos, os municípios foram organizados em 12 Distritos Operacionais: cidades com até 20 mil habitantes receberão 10 mil m² de pavimentação; municípios entre 20 mil e 50 mil habitantes, 20 mil m²; e aqueles com mais de 50 mil habitantes, 30 mil m². Ele também ressaltou que Fortaleza terá um tratamento diferenciado, com recursos definidos pelas Regionais.

“No caso da Capital, cada Regional Administrativa será considerada como um município para fins de distribuição dos serviços. Trata-se de um programa que alcança 100% do estado do Ceará, contemplando os 184 municípios, incluindo Fortaleza, de forma extremamente democrática e equitativa”, afirmou.

“Nesta fase, será executada a pavimentação asfáltica, não apenas nas sedes municipais, mas também nos Distritos, ajudando na infraestrutura do interior do Ceará”, concluiu o secretário.

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Waldemir Catanho, reforçou que os serviços serão executados pela SOP em parceria com o Detran e destacou a importância da sinalização viária para a segurança no trânsito.

“No Detran, realizamos a etapa de sinalização. Há uma primeira fase executada pela SOP, e a etapa do Detran corresponde a um investimento superior a R$ 17 milhões. Essa é uma fase fundamental, pois garante mais segurança para a população. Praticamente toda semana recebemos demandas de sinalização viária, o que demonstra a importância desse trabalho para os municípios”, explicou.

Sobre o Sinalize

O Sinalize – Programa de Segurança no Trânsito beneficiará a área urbana dos 184 municípios cearenses, com ações de requalificação viária e sinalização de trânsito. A iniciativa é executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e as prefeituras municipais.

FORtaleCE

O programa FORtaleCE reforça a parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a ampliação de investimentos na Capital. Na ocasião, serão apresentados detalhes de obras e projetos em diversas áreas que serão iniciados em 2026 ou ampliados em relação aos que estão em andamento.

banner do FORtaleCE
prefeito evandro cumprimenta uma servidora do Cras em uma sala do equipamento
Evandro Leitão destacou o trabalho de resgate dos equipamentos de assistência e sua integração com o Plano Fortaleza Inclusiva. "Esse trabalho é fundamental, pois o Cras é a porta de entrada para a população mais carente às políticas de inclusão. É muito importante fortalecer esses equipamentos", afirmou (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), entregou, nesta segunda-feira (15/12), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Presidente Kennedy. A unidade foi totalmente revitalizada e passa a oferecer atendimento a mais de 11 mil famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

O prefeito Evandro Leitão destacou o trabalho de resgate dos equipamentos de assistência e sua integração com o Plano Fortaleza Inclusiva.

"Esse trabalho é fundamental, pois o Cras é a porta de entrada para a população mais carente às políticas de inclusão. É muito importante fortalecer esses equipamentos", afirmou.

grupo de pessoas posa para a foto
A requalificação recebeu investimento de, aproximadamente, R$ 700 mil e representa um avanço significativo no fortalecimento da política de assistência social do município

Ainda segundo ele, a união de esforços é fundamental para o sucesso das políticas públicas do município.

"Nosso objetivo é fazer a inclusão de toda a população de Fortaleza por meio das políticas públicas. Um dos eixos do Fortaleza Inclusiva é a assistência social e, neste sentido, estamos fazendo um resgate de nossos equipamentos. Esse é o nono que entregamos. Fora esse, já foram sete outros Cras e um Creas. Além disso, também entregamos o Janaína Dutra, para o público LGBTQIA+", garantiu.

A requalificação recebeu investimento de, aproximadamente, R$ 700 mil e representa um avanço significativo no fortalecimento da política de assistência social do município. O Cras Presidente Kennedy passa a atender diretamente os bairros Presidente Kennedy, São Gerardo, Monte Castelo e Ellery, além de áreas dos bairros Floresta e Padre Andrade.

A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Gabriella Aguiar, lembrou que o enfrentamento das desigualdades sociais passa, essencialmente, pelas políticas de assistência social, o que reforça a necessidade do acesso a elas.

"São mais 11 mil famílias beneficiadas. Dessas, cerca de 9 mil recebem o benefício do Bolsa Família. E, nesse equipamento, esses têm acesso aos grupos de fortalecimento de vínculo, acompanhamento familiar integral. O prefeito Evandro tem sido muito claro nas orientações dadas aos secretários. Nossa principal missão é enfrentar as desigualdades sociais", finalizou.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Relações Comunitárias, realizará, nesta quarta-feira (17/12), às 8h30 no Paço Municipal, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP). O órgão, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil, tem como missão fortalecer a democracia participativa e ampliar o diálogo sobre políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento da capital.

Durante a solenidade, que contará com a presença do titular da Coordenadoria de Participação Social e Comunitária (Copasc), Roger Ximenes, serão empossados 156 conselheiros (78 titulares e 78 suplentes), definidos por dois processos distintos. Os representantes da sociedade civil foram escolhidos por meio de votação realizada pelos Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania, no período de 10 a 17 de novembro, garantindo participação democrática e escolha direta. Já os representantes do Poder Público foram designados por indicações formais dos órgãos municipais, cada qual selecionando seus membros, conforme suas áreas de atuação e seguindo critérios técnicos, administrativos e de representatividade institucional.

O CMPP atuará como espaço consultivo e deliberativo na construção de propostas estratégicas para as diversas áreas da gestão municipal, garantindo maior transparência, controle social e envolvimento da população nas decisões que impactam o território.

André Barbosa, titular da Secretaria Municipal de Relações Comunitárias, destaca a importância do conselho para o fortalecimento das políticas públicas: “A posse reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com uma gestão participativa, inclusiva e alinhada às demandas reais das comunidades”, afirma.

O CMPP terá mandato para o biênio 2025-2026 e se reunirá regularmente para discutir projetos, avaliar programas e propor melhorias em cooperação com outras secretarias e órgãos municipais.

Saiba mais

Em agosto, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado do governador Elmano de Freitas, deram posse aos 479 Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) eleitos em votação ocorrida entre 19 de maio a 03 de junho.

Serviço
Posse do Conselho Municipal de Planejamento Participativo
Data: quarta-feira (17/12)
Horário: 8h30
Local: auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01 - Centro)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realiza, nesta quarta-feira (17/12), o seminário Entrega Legal: Entre o direito de escolher e o dever de acolher - avanços, desafios e o papel do Sistema de Garantias de Direitos. O evento acontecerá no auditório da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), das 8h às 12h.

Tendo como público alvo profissionais do judiciário, rede de saúde e rede socioassistencial de Fortaleza, o seminário contou com a palestra da juíza de Direito, titular da 2ª Vara da Comarca de Boa Viagem, Dra. Dayana Tavares Barros, com o tema “O Papel do Judiciário na efetivação do Direito da Entrega Legal”.

O Programa Municipal Entrega Legal de Crianças à Adoção, elaborado e coordenado pela Funci, trata do acolhimento psicossocial de mulheres, tanto no período gestacional, como no puerperal, que desejam entregar seus recém-nascidos para adoção por vias legais. Esse acompanhamento promove a autonomia na elaboração de uma decisão segura e consciente, garantindo ao nascituro assim o direito fundamental à vida.

Um dos principais objetivos do programa é prevenir a prática de crimes, como aborto ilegal, abandono de incapaz e a entrega irregular de bebês para famílias não aptas à adoção e infanticídios.

Vale destacar que a lei permite a entrega voluntária para garantir e preservar os direitos e interesses do recém-nascido. Em contrapartida, a mulher que desampara ou expõe a criança ao perigo comete o crime de abandono, descrito no artigo 134 do Código Penal.

Serviço:
Seminário Entrega Legal: Entre o direito de escolher e o dever de acolher - avanços, desafios e o papel do Sistema de Garantias de Direitos
Data: 17/12 (quarta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: auditório da Secretaria da Saúde do Ceará (Av. Almirante Barroso, 600 - Praia de Iracema)

grupo de pessoas posa para a foto
A abertura do Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos foi realizada neste sábado (13/12), na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza (Fotos: Marcos Moura)

“Sem o plano de reestruturação do hospital, que não realizava cirurgias e não dispunha de leitos para internação de pacientes, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza não estaria participando deste grande mutirão nacional”. A afirmação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos, realizada neste sábado (13/12), na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.

O ministro destacou que o mutirão, coordenado pelo MS, por meio do programa Agora Tem Especialistas, representa uma resposta concreta para reduzir as filas de espera e ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas. Segundo Padilha, a iniciativa fortalece a rede filantrópica e integra, de forma inédita, Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais em todos os estados do país.

Para o prefeito Evandro Leitão, a articulação entre os entes federativos é decisiva para garantir atendimento digno à população. “A redução das filas por cirurgias, consultas e exames é resultado de uma articulação institucional forte, que coloca a saúde como prioridade. Fortaleza avança porque há parceria e investimentos contínuos na rede municipal”, afirmou o prefeito, ao lembrar ações como a recuperação do Instituto Dr. José Frota (IJF) e a reestruturação da Santa Casa.

A ação contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, além das secretárias da Saúde do Estado, Tânia Coelho, e do município, Riane Azevedo.

Mutirão

O mutirão segue até este domingo (14/12), em hospitais filantrópicos de todo o Brasil. Na capital cearense, dois hospitais da Rede Municipal de Saúde participam da ação: a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e o Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social. A previsão é realizar cerca de 560 atendimentos, entre cirurgias, procedimentos, exames e consultas especializadas, todos gratuitos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, sob administração da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde julho deste ano, estão programados atendimentos para 300 pacientes. São realizados procedimentos oftalmológicos, urológicos, dermatológicos, oncológicos e cirurgias gerais, além de exames e consultas.

Já o Instituto Práxis atende 260 pacientes regulados pela Rede Municipal de Saúde, no Hospital Fernandes Távora, com prioridade para cirurgias de catarata e procedimentos cardiológicos.

O Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos é o maior já realizado pelo SUS. Neste fim de semana, 188 hospitais participam da ação em todo o país, com a realização de cerca de 11.500 cirurgias, dentro de um total de 61.600 procedimentos ofertados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Desde que passou à gestão da Prefeitura de Fortaleza, em julho de 2025, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza passa por um processo acelerado de reestruturação. Já estão reabertos 220 leitos, o centro cirúrgico foi reformado e um novo Centro de Imagem está em funcionamento, com tomografia, radiografia, mamografia e outros exames.

Todos os atendimentos são gratuitos e custeados pelo SUS, garantindo acesso integral aos pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde.

Página 1 de 852